fbpx
Calendário de promoções na farmácia
25 jul, 2023
Testes rápidos nas farmácias: O que esclarece a Abcfarma
01 ago, 2023

Vem aí o Dia Nacional do Autocuidado

24 de julho, é celebrado o Dia Internacional do Autocuidado – e o Brasil pode brevemente instituir a data no calendário nacional, por meio do Projeto de Lei 3099/19. Após cinco sessões, não foram apresentadas emendas – e a tendência é a aprovação. O Autocuidado vai ganhar seu dia

A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP, é a principal interlocutora sobre o tema no país. Para a entidade, a aprovação do Dia Nacional do Autocuidado ajudará a conscientizar o poder público, os agentes reguladores e a população sobre os benefícios da prática para as pessoas e aos sistemas de saúde público e privado. Segundo Marli Martins Sileci, vice-presidente executiva da ACESSA, a criação do Dia Nacional do Autocuidado não é apenas uma data celebrativa. “Sua inclusão no calendário poderá auxiliar na criação de políticas públicas que impactem positivamente a sociedade. Ela é importante para termos mais um elemento na busca de política públicas que incentivem práticas que beneficiem o consumidor na jornada do Autocuidado.

O ABC do Autocuidado: 7 PILARES


O Autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e trata da forma como as pessoas desenvolvem hábitos saudáveis, estabelecem e mantêm a própria saúde, previnem e lidam com doenças. Ele está dividido em sete pilares estabelecidos pela OMS:

1.Uso racional de produtos e serviços de saúde

2.Prática de atividades físicas

3.Conhecimento seguro de informações em saúde

4.Alimentação saudável

5.Bem-estar mental e autoconhecimento

6.Consciência de atitudes de risco como tabagismo e consumo de álcool em excesso

7.Boa higiene pessoal e do ambiente.

A ACESSA promove medidas para empoderar as pessoas sobre as práticas do Autocuidado. “Temos investido em ações que aumentam o acesso a informações de qualidade, aos produtos que auxiliam no Autocuidado, e na difusão dos hábitos que melhoram a qualidade de vida e que podem ser incorporados no dia a dia de toda a população”, explica Marli. Farmácias e drogarias podem ser também portadoras dessas mensagens pela saúde pessoal.

Impacto econômico do Autocuidado


Segundo a “Pesquisa Socieconômica do Autocuidado – O Valor Socieconômico Global do Autocuidado 2022”, da Global Self-Care Federation (GSCF), o incentivo ao Autocuidado pode gerar globalmente uma redução de custos de aproximadamente US$178,8 bilhões em 2030, relacionados a cuidados mais caros, como consultas médicas, admissões hospitalares e compra de medicamentos com prescrição. A prática também permitirá economizar 17,9 bilhões de horas de tempo individual, perdidas por indisponibilidades nas pessoas causadas por problemas de saúde. Este ano, a ACESSA assinou um protocolo de intenções com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para o compartilhamento de informações relacionadas ao consumo de medicamentos isentos de prescrição que permitam, juntamente com outras fontes de dados, a identificação de possíveis áreas de risco para início de surtos e a identificação de doenças virais respiratórias com potencial de causar uma endemia ou pandemia.

Sobre a ACESSA


A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante desse tipo de medicamento. A entidade é a antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) e mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade, no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do Autocuidado em saúde e bem-estar.


Fonte: Acessa

×