fbpx
O aniversário da Lei Dos Medicamentos Genéricos (nº 9.787) completa 20 anos
15 fev, 2019
COMO VOCÊ PROMOVE SUA LOJA?
19 fev, 2019

Aspen Pharma completa dez anos no Brasil e planeja expansão de portfolio

CEO Alexandre França foi premiado como o executivo do ano em cerimônia na África do Sul, sede da farmacêutica

Aspen se consolida como marca empregadora e é eleita pelo quarto ano consecutivo uma das melhores empresas para se trabalhar, concedido pelo Great Place to Work

A filial brasileira da sul-africana Aspen Pharma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do mundo, completa dez anos de atuação no país em 2019, sob a gestão do executivo Alexandre França. A Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos e biotecnológicos. Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Alcachofra, Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Suplan, entre outros.

Em janeiro deste ano, o CEO Alexandre França recebeu na sede da multinacional na África do Sul o prêmio de executivo do ano, que veio para solidificar todos os resultados conquistados na última década. A farmacêutica finalizou o último ano fiscal (2017/2018) com crescimento de 34%, totalizando US$ 110 milhões, a maior performance entre as operações do grupo e seu melhor desempenho em oito anos de atuação no Brasil, sendo superior ao de todo o mercado farmacêutico nacional, que cresceu em torno de 11% no ano passado.

“É gratificante ver de perto algo que nasce, toma forma e atinge os objetivos traçados. Eu nunca trabalhei por tanto tempo em qualquer outra empresa. Ao chegar na presidência da Aspen Pharma implementei mudanças seguindo a ordem de processos, produtos, clientes e pessoas”, revela França. Com um plano focado em aquisição de produtos tradicionais em especialidades estratégicas, e o crescimento orgânico do atual portfólio, a farmacêutica tem como meta para esse ano fiscal um aumento nas vendas acima do mercado, crescendo 8%.

Entre o planejamento estratégico da empresa para os próximos cinco anos está o investimento de quase R$ 50 milhões na fábrica no Espírito Santo. A maior parte desse aporte será destinado para a área de anestésicos visando o mercado nacional a curto prazo e a exportação para países da América do Sul em um segundo momento. “O principal desafio a partir de agora é preparar a Aspen Pharma para o futuro. E isso passa, principalmente, por pessoas. Devemos recrutar, treinar e promover as pessoas certas nas posições certas. Deixá-las mostrar todo o seu potencial. Essa é a forma mais inteligente de assegurar um futuro de mais sucesso ainda”, afirma Alexandre França.

Medicamentos

A Aspen Pharma incluiu em seu portfólio o Magnésia de Phillips Tabs, suplemento mineral, a base de hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio, e um novo calmante fitoterápico, o Prakalmar. Outro segmento que vem crescendo exponencialmente na empresa é o setor de anestésicos. Atualmente, o portfólio composto por medicamentos da AstraZeneca e GSK, compõe 38% do faturamento total da farmacêutica no Brasil. Após a compra dos direitos globais de comercialização do portfólio da AstraZeneca, o Grupo Aspen se consolidou como um dos maiores fornecedores de anestésicos do mundo. “Nosso objetivo é continuar proporcionando ao mercado toda a excelência e inovação pela qual o grupo Aspen é conhecido, seja pelo desenvolvimento de produtos tradicionais no mercado ou de marca própria”, completa o CEO.

Aspen Pharma é Great Place to Work

Solidificando o sucesso da empresa no Brasil, a Aspen Pharma recebeu, por quatro anos consecutivos (2015-2016-2017-2018), o prêmio de Melhor Empresa para Trabalhar, concedido pelo Great Place to Work, nas categorias Saúde/Farmacêutica; Rio de Janeiro; Mulher e Brasil. A premiação é baseada em uma pesquisa anônima de satisfação entre os funcionários e uma análise se a empresa vive sua missão, visão e valores.

Marca empregadora

Com uma forte política de desenvolvimento de colaboradores, a Aspen Pharma tem como um de seus pilares o bem-estar de sua equipe. “Queremos que o profissional chegue na empresa pela manhã e tenha prazer em desenvolver suas tarefas”, diz Patrícia Franco, diretora de RH.

Na Aspen Pharma os colaboradores vivem em um ambiente informal e respeitoso, onde diretores fazem reuniões estratégicas com um clima descontraído, mas sem perder o compromisso com resultados. “Na Aspen as pessoas são reconhecidas e valorizadas. Queremos que cada um tenha a liberdade de ser quem é”, complementa o CEO Alexandre França. Para reforçar essa cultura, a empresa realizou em 2018 seu primeiro curso internacional exclusivo com Disney Institute para diretores e gerentes da companhia no Brasil. Durante uma semana, 25 gestores e o CEO estiveram imersos em Orlando, nos Estados Unidos, para realizar visitas técnicas empresas como Apple, Gaylord Palms e Wallgreens, além do curso Disney’s Approach to Excellence in Leadership, focado em liderança.

Completando dez anos de atuação na empresa, o diretor de Marketing Jackson Figueiredo destaca as importantes conquistas vividas na última década. “Transformar a Aspen Brasil em referência no mercado farmacêutico, liderar mais de 100 pessoas dos mais variados perfis, desenvolver de forma positiva mais de 20 marcas no mercado, além de reforçar o relacionamento com as mais variadas especialidades médicas, está sendo uma experiência profissional inesquecível”, afirma Jackson.

Responsabilidade social

A farmacêutica possui um programa interno de voluntariado para engajar seus funcionários, o “Eu Sou Voluntário”. O objetivo é fortalecer o princípio de que ninguém nasce voluntário nem protagonista social, mas junto com a empresa e a comunidade pode percorrer um caminho que vai aprender um conjunto de práticas e conhecimentos capazes de ajudar na construção de um futuro melhor compartilhado por todos.

A empresa ganhou destaque, inclusive, junto a Aspen Pharma internacional, com Patrícia Franco, diretora de RH, sendo reconhecida com o prêmio Community Involvement Award, na premiação Employee Recognition Awards.

Em 2018, a Aspen passou a investir no combate ao câncer infantojuvenil como mais uma causa social. Através da parceria com o Instituto Ronald apoiou diversos projetos ao longo do ano que contribuíram para a saúde e qualidade de vida de milhares de crianças e adolescentes com câncer no Brasil. “Ações sociais fazem parte do DNA da Aspen mundialmente e a nossa parceria com o Instituto Ronald McDonald envolve uma grande causa: difundir o combate ao câncer infantojuvenil e promover a conscientização do diagnóstico precoce através de diversas iniciativas que envolvem nossos colaboradores”, destaca França. A parceria foi renovada em 2019 e terá novas ações ao longo do ano.

Mandela Day

Criado em 2010 pela ONU, o Mandela Day visa motivar indivíduos e organizações do mundo inteiro a dedicar o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, a algum serviço social que proporcione a melhora na qualidade de vida de populações carentes. “Como uma empresa cidadã, a Aspen participa anualmente do Mandela Day como uma forma de propagar aos colaboradores a responsabilidade social e o espírito de solidariedade, uma essência bem forte da companhia. Há cinco anos celebramos a data e durante esse período já beneficiamos 989 crianças e adolescentes”, declara Alexandre França, CEO da companhia no Brasil.

Sobre a Aspen no Brasil

Com dez anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos e biotecnológicos.  Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Digoxina, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex,  Aldomet, Suplan, entre outros.

A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há quatro anos (2014 a 2018) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher e Brasil.

Sobre a Aspen no mundo

A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para mais de 150 países ao redor do globo.

×