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DIA DAS MÃES! Como encantar o consumidor e as mães

Por Silvia OSSO

O Dia das Mães vem aí – 14 de maio – e essa data traz muitas oportunidades para melhorar as vendas da sua farmácia. O mercado atual mudou e muitos utilizam as compras on-line por praticidade e até por oportunidades interessantes. Mas sugiro pensar positivamente e preparar sua loja para ótimas vendas, tanto presencialmente quanto via e-commerce ou outras mídias. Comece aqui a montar a farmácia-mãe.

De início, é importante trabalhar todos os itens disponíveis na loja e até os produtos que estão com pouco giro! Diminua a margem; monte kits numa bela embalagem; exponha-os em pontas de gôndolas com cartazes sugestivos. Esteja certo de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente, com ótima sinalização visual e de preços. Abuse de materiais de comunicação para destacar as promoções especiais. Utilize frases de impacto afetivo ou com humor, que chamem a atenção de quem circula pela farmácia. Pode ser um chamariz para a atenção de quem ainda não se lembrou que o Dia das Mães vem aí.

O mix existente na farmácia é bastante extenso e permite excelentes oportunidades de vendas em quase todas as datas nacionais. É preciso caprichar na decoração e na divulgação. Essa data materna, particularmente, trabalha com emoção e afetividade – portanto, esse apelo deve estar sempre em mente. Foque em produtos de beleza facial e corporal em forma de dermocosméticos e nutracêuticos até em itens mais simples, como sabonetes, aromatizadores e cremes corporais. Podem ser promovidos também alguns itens de maquiagem; perfumes e até eletrônicos, como secadores de cabelo, pranchas, chapinhas. Como vivemos em época inclusiva, é importante considerar os produtos para os homens (que são mães também) há uma série de artigos para cuidados da barba, cabelos, pele e banho.

Kits para elas

A maioria das indústrias de HPC oferecem kits, com preços atraentes, para essa data. Eu, particularmente, prefiro que a farmácia se diferencie e monte embalagens interessantes, inclusive do tipo nécessaire, onde o cliente, com ajuda de funcionárias, monta seu próprio kit. Eles podem ser de todos os preços e apelos, tipo kit banho (com sabonete, colônias e desodorantes); kit mãos (esmaltes, removedores, alicates etc.). E há outros, com um grande apelo para os consumidores. Todos esses apelos também devem estar em site, e–commerce e demais mídias com que a empresa trabalha. Para aumentar o fluxo de clientes na loja ou online, sigas estas dicas:

Planeje uma decoração especial para a loja física e a produza antes dos concorrentes: todo o varejo aproveita estas datas para chamar atenção dos consumidores de forma afetivo-emocional. Em geral, os grandes magazines contratam vitrinistas para “dar um trato especial” nas lojas. Isso pode e deve ser feito também pelas farmácias. Não precisa contratar uma vitrinista se dispuser de pouco dinheiro para isso; mas considere que o investimento que fizer retornará quase de imediato.

  • A ideia de ter uma decoração encantadora é que pode destacar sua loja da concorrência, que também fará de tudo para chamar a atenção do consumidor.
  • Sinalize produtos em seu ponto natural com lembretes do tipo: “sua mãe pode estar querendo ganhar um deste!”
  • Se usa site, Facebook, Instagram e outras mídias digitais, faça também posts usando os mesmos princípios.

Emocione e cative tanto seus colaboradores internos quanto os clientes.

 Não perca, semana que vem, a segunda parte da matéria “Dia das Mães – como encantar o consumidor. E as mães”.

*Os carros-chefe de sua farmácia para a data
*Como facilitara vida do seu cliente para agradar a mãe dele
*O que não pode faltar em sua loja na primeira semana de Maio
*Sugestões de produtos poderosos

 

Silvia OSSO é palestrante, consultora especializada em varejo e mentoring de empresas, pedagoga, psicóloga educacional e jornalista. Autora dos livros: “Atender bem dá lucro”, “Administração de recursos humanos em farmácia”, “Programa prático de marketing em farmácias”, “Liderança para todos” e “Pílulas de Gestão”. Mais detalhes, Silvia OSSO no Google, Linkedin e outros. Contato: siosso@uol.com

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