fbpx
DIA DAS MÃES! Como encantar o consumidor e as mães
02 maio, 2023
Anvisa decide ampliação de serviços clínicos nas farmácias
02 maio, 2023

Mitos e Verdades sobre a Asma Grave

Por Celso Arnaldo Araujo

Respirar bem nunca foi tão essencial – em tempos de pandemia. Mas, superada a Covid-19, o outono e o inverno geralmente agravam o comportamento pulmonar dos asmáticos – sobretudo os que sofrem da forma grave dessa doença crônica. A boa informação, antes de qualquer medicamento, é o remédio fundamental para se lidar com a moléstia. O médico pneumologista Dr. Rafael Faraco Rodrigues, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), esclarece os mitos e verdades sobre a asma

A Organização Mundial de Saúde estima que 270 milhões de pessoas no mundo convivem com asma e de 3% a 10% desses pacientes têm asma do tipo grave. No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas convivem com diferentes formas dessa doença que dificulta a boa respiração. Não há melhor remédio preventivo do que conhecer os “bastidores” dessa moléstia incapacitante e refletir sobre a importância de se respirar bem. Mito ou Verdade?

Obesidade pode acarretar o surgimento da Asma?
Verdade
. Estudos sugerem que a ação pró-inflamatória do tecido adiposo pode levar ao desenvolvimento de inflamação nas vias aéreas e, como consequência, a asma.

A asma é uma doença contagiosa?
Mito
. Asma não “pega” de uma pessoa para outra. Trata-se de uma enfermidade caracterizada pela limitação do fluxo de ar pelas vias áreas pulmonares, causada por diversos fatores,
desde alérgicos até genéticos – mas não por causas transmissíveis, como vírus e bactérias.

O inverno frequentemente agrava as crises de asma?
Verdade
. Na estação do frio, tende-se a ficar mais tempo em lugares fechados, com pouco sol e mais umidade. Com isso, a tendência é aumentar a proliferação de mofo e bolor, que
alimentam os ácaros alimentadores das crises.

Os tratamentos com medicamentos imunobiológicos podem trazer alívio aos pacientes com a doença?
Verdade
. Desde 1º de abril de 2021, os tratamentos imunobiológicos aprovados pela Anvisa – Omalizumabe, Mepolizumabe, Benralizumabe e o Dupilumabe – estão disponíveis para os pacientes beneficiários de planos de saúde contra a asma grave. Recentemente, a CONITEC atualizou o PCDT de asma e incorporou o Omalizumabe e o Mepolizumabe para pacientes do SUS.

A Asma desaparece sozinha e tem cura.
Mito, em parte
. As crises asmáticas podem desaparecer com o tempo, principalmente com tratamento adequado, mas ela não desaparece totalmente. A asma é uma doença crônica  que pode ser tratada, mas não tem cura.

Quem tem asma não pode ter animais de estimação.
Mito
. Asmáticos podem, sim, ter pets, desde que observadas algumas regras de higiene a serem detalhadas pelo médico.

Portadores de asma entram na lista de prioridades para a vacinação contra influenza.
Verdade
. Também é importante lembrar que a vacinação anual contra influenza nos pacientes com asma moderada a grave, de qualquer faixa etária, é medida importante para redução de crises da doença, especialmente num cenário de saturação dos serviços de saúde.

Atenção: a mais pura verdade

  • Asma não tem cura, mas tem controle. Na maioria das vezes, o tratamento é feito com medicações inalatórias para se atingir o controle total da doença. Quando não tratada, a asma representa risco de vida. Diante dos sintomas característicos – chiado no peito, falta de ar, sensação de aperto no peito, tosse e geralmente uma piora dos sintomas na madrugada e no inicio da manhã o pneumologista deve ser procurado.

Acesse os canais da Abcfarma!

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×