Por Carlos Soccol*
Uma técnica que pode incrementar seu negócio
Em termos de números, o varejo farmacêutico está em alta no Brasil. Dados recentes mostram crescimento e consolidação desse mercado, mesmo durante a atual crise: de 36 bilhões de faturamento em 2013, para 57 bilhões em 2018! Além disso, o Brasil se tornou o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Olhando para esses números, fica impossível acreditar em crise no setor, mas então por que várias farmácias estão relatando queda nas vendas?
Quando um nicho de mercado cresce, como o varejo farmacêutico, vem com esse salto o indispensável aumento da qualidade e a consequente competitividade.
Ao mesmo tempo em que novas farmácias e drogarias se modernizam e conseguem chamar a atenção do consumidor, outras ficam paradas no tempo. E não adianta, nesse caso, pôr a culpa na “crise”.
Existem vários motivos que fazem uma farmácia perder vendas e clientes. Alguns fatores de atração para o cliente são básicos e primordiais, como um bom layout da farmácia, bons preços e um bom marketing para farmácia. Mas, neste artigo, iremos focar no que, provavelmente, é a principal causa de perda de mercado para algumas farmácias pequenas e médias.
E é algo que a maioria ainda não conhece – ou não está dando a devida atenção.
A forma como o consumidor pesquisa e interage com estabelecimentos físicos mudou. Não existe mais fidelidade, existe facilidade – as pessoas querem encontrar a solução para o seu problema com o menor esforço possível!
Hoje, 56% das vendas que acontecem no varejo físico começam com buscas na internet! E mais: 76% das pessoas que fazem essas buscas visitam a loja física no mesmo dia!
Isso significa que, em média, somente 44% dos clientes vão até uma loja sem antes ter pesquisado na internet.
Antes de ir pessoalmente ao local, as informações que as pessoas mais buscam na internet dizem respeito a preços, informações/descrições dos produtos procurados, disponibilidade em estoque, etc.
E o grande responsável por estas buscas é o Google. Mais de 90% das buscas na internet são feitas pelo Google.
Você quer continuar contando com a pequena parte das pessoas que ainda não pesquisam na internet antes de ir a uma farmácia? Eu não contaria com isso.Será que sua farmácia está preparada para o que vem pela frente?
Para ter chances de prosperar em um mundo onde a maior parte das compras começa online, será preciso:
SEO significa “Search engine optimization”. No bom português, “otimização para mecanismos de busca”.“SEO local” é a otimização para as buscas locais. Ou seja, para seu estabelecimento/site ficar mais bem posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade.
O Google é o maior buscador do mundo, é por meio dele que a maioria das pessoas hoje encontra soluções e estabelecimentos para visitar/comprar.
Sua farmácia precisa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa para a sua cidade – do contrário, você vai perder a chance de atrair mais clientes e perderá 56% de consumidores!
Pra começar, se a sua farmácia não possui um bom site, esqueça qualquer chance efetiva de sucesso no Google. Para entender como se posicionar bem no Google, é preciso entender como o Google funciona e qual é a sua missão.
O Google quer compilar informações relevantes aos seus usuários. O buscador quer resultados de pesquisa que satisfaçam o anseio das pessoas. E é por isso que seu negócio precisa se moldar: ser e parecer RELEVANTE para o Google (e, por consequência, para as pessoas).
Um algoritmo é a junção de processos e fórmulas de linguagem de programação desenvolvidas para resolver problemas, criar programas de computador e uma série de tecnologias. O Google tem um algoritmo que faz uma varredura automática por todas as páginas publicadas na web, sites e afins.
Com isso, começa a considerar os termos que você usou em seu site, para classificar em quais graus de importância de retorno de pesquisa o site deve estar. Estes termos são palavras-chave que constam no seu site, desde as que estão na URL (domínio) até os termos que estão dentro dos textos do seu site.
Google Meu Negócio
É uma ferramenta que serve para facilitar a forma de como uma empresa é encontrada no Google. Em formato de display, essa ferramenta concentra dados como nome da empresa, avaliações, telefone e endereço.
O Google Business tem papel fundamental para uma farmácia. Se bem configurado e editado, essa ferramenta pode dar maior relevância ao seu negócio no Google, em comparação à concorrência.
Criar conteúdo por meio de textos e artigos é uma das melhores formas de ganhar autoridade e tráfego por meio do Google. No entanto, para escrever artigos, além de precisar ter um Blog, você vai precisar estar atento a algumas regras, como:
Redes sociais como auxiliares
O que você escreve nas publicações das suas páginas do Facebook e Instagram não contam pontos de SEO, pois o Google não considera os textos HTML de dentro dessas redes.
No entanto, como estratégia de marketing digital, é fundamental que você faça um bom trabalho nessas plataformas.
O WhatsApp Business foi criado como uma versão incrementada do WhatsApp, para pequenas e médias empresas usarem. Além de ser gratuito e fácil de configurar, basta baixá-lo na Google Play ou App Store, instalá-lo no celular da sua farmácia e começar as configurações.
Nós acreditamos que você, proprietário ou gestor de farmácia, deve estar atento às mudanças de mercado que estão ocorrendo para não correr o risco de ver sua farmácia ficar no passado.
Tendo isto em vista, a MyPharma desenvolveu uma plataforma moderna de criação de sites de customizados de delivery online para farmácias e drogarias, que já vêm 100% otimizados para SEO local.
*Carlos Soccol é cofundador da MyPharma
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |