fbpx
Dezembro Laranja: Mês de Conscientização contra o Câncer de Pele
09 dez, 2019
SEO Local – Sua farmácia no Google
10 dez, 2019

Pretende parar de usar anticoncepcional? Saiba quais os possíveis efeitos no organismo

A pílula anticoncepcional, importante passo histórico como método contraceptivo para as mulheres na década de 60, hoje recebe alguns questionamentos sobre os possíveis efeitos negativos para o corpo. Para quem pretende parar o uso da medicação, é importante compreender alguns pontos e se preparar para mudanças no corpo.

Segundo a ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, o primeiro fator importante é entender o porquê do desejo de encerrar o uso do anticoncepcional. “Muitas mulheres jovens decidem não usar mais por conviverem com um sangramento contínuo. Para estes casos, no entanto, é importante enfatizar que os benefícios do uso superam os efeitos não desejados, e que é possível, com ajuda do especialista, de encontrar uma alternativa que garanta mais conforto”.

Neste contexto a especialista reforça que o anticoncepcional tem um período de três meses para a adaptação e esperar esse tempo é importante para enfim tomar a decisão. Porém, caso este não seja o motivo, Maria Luisa lembra que é preciso balancear quais são os benefícios e possíveis malefícios que o medicamento está trazendo para uma tomada de decisão mais assertiva.

A partir da decisão tomada de interromper o uso do anticoncepcional, é preciso ter atenção aos sinais do organismo com a volta da produção de hormônios naturais. “Não é possível generalizar, mas com o fim do uso pode ser que a mulher sinta cólicas mais fortes, tenha um fluxo mais intenso e vermelho, maior acúmulo de líquido, sinais da TPM também mais acentuados. Isso porque a volta da produção de hormônios naturais é também feita de forma mais efetiva”, reforça a médica.

Essas decorrências devem ser sentidas somente após 15 dias do fim da medicação, tempo estimado para que o corpo volte ao ciclo ovulatório. Nessas mudanças, a primeira menstruação deve vir somente após os 30 dias. A médica adverte que neste período também é retomada a fertilidade, independentemente de quanto tempo a mulher utilizou o método.

“Muitas mulheres acreditam que o tempo que usufruiu do anticoncepcional interfere na fertilidade e isso não passa de um mito. Parou de usar, entre 10 a 15 dias já é possível engravidar. Portanto, se não é o desejo, é preciso encontrar outra forma de evitar a gravidez”, conclui.
×