fbpx
Sanofi apresenta produto ícone no tratamento de alergia com nova fórmula livre de parabenos
31 maio, 2023
i2GO! Um jeito “smart” de equipar celulares na farmácia
31 maio, 2023

31 de maio: O Dia Mundial de Combate ao Fumo também é dia da farmácia

Por Celso Arnaldo Araujo

Um mundo sem tabaco seria, é claro, muito mais saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças relacionadas ao fumo matam mais de oito milhões de pessoas no planeta por ano. No Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo. Esse número chega a mais de 160 mil mortes por ano. Os números desanimam – mas convidam a medidas sistemáticas de combate ao fumo. Nesse contexto, é importante destacar o papel fundamental da farmácia e do farmacêutico no cuidado com pacientes fumantes que frequentam seu estabelecimento. A celebração, na prática, do Dia Mundial sem Tabaco, ou Dia Mundial de Combate ao Fumo, neste 31 de maio, é um estímulo a uma rotina de vida com muito mais saúde e bem-estar

Estudos científicos comprovam a eficácia do serviço farmacêutico na tentativa de interromper o hábito do tabagismo. Uma revisão sistemática publicada na revista científica JAMA Internal Medicine aponta que a intervenção do farmacêutico aumenta em até três vezes as chances de sucesso na chamada “cessação tabágica” – que não é fácil.

O farmacêutico pode oferecer programas de cessação e oferecer atenção farmacêutica para os pacientes que desejam parar de fumar. A atenção farmacêutica ajuda a identificar possíveis barreiras que impedem o paciente de parar de fumar e trabalhar com o paciente para desenvolver estratégias para superá-las. Além disso, o farmacêutico pode orientar o paciente em relação aos medicamentos disponíveis na farmácia para ajudar no processo, como adesivos de nicotina e medicamentos de prescrição.

No âmbito da saúde pública

As resoluções e os conteúdos do Conselho Federal de Farmácia (CFF) reforçam a importância do farmacêutico na promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo a cessação tabágica. A Resolução nº 585/13 do CFF define a prescrição farmacêutica como um instrumento importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo a interrupção do tabagismo. Já a Resolução nº 586/13 define as atribuições clínicas do farmacêutico, incluindo a atenção farmacêutica e a prescrição farmacêutica no âmbito da saúde pública. Com o compromisso de fornecer serviços de qualidade para seus pacientes, a farmácia e o farmacêutico podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade e, nesse contexto, reduzir a carga do tabagismo na saúde pública.

Então, neste Dia Mundial sem Tabaco, vamos reforçar o papel fundamental da farmácia e do farmacêutico na luta contra o tabagismo. E ajudar a salvar vidas.

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×