Por Marcel Bittencourt
No ano que acaba de se encerrar, o mercado farmacêutico apresentou um cenário “incerto”, havendo mudanças e oscilações durante praticamente o ano todo, mas, independentemente de qualquer situação, o mercado sempre esteve aquecido se comparado com os demais setores da Economia. Agora, o ponto chave é: como será 2021? Algumas tendências e oportunidades virão, mas novos comportamentos do consumidor vão permanecer.
Algumas dicas são valiosas para você acompanhar as tendências e se preparar para um ano excepcional.
Vamos dividir este ano em três etapas quadrimestrais. No primeiro quadrimestre, teremos um aquecimento, em março, pela pré-alta do reajuste de preços dos medicamentos, que gira em torno de 4,2% ao ano (média dos últimos anos). Se compararmos a 2020, a tendência é que sigamos no ritmo de crescimento, pois o período de março e abril de 2020 foram de recordes batidos, portanto fique atento ao movimento do mercado – mas calcule uma evolução entre 4% a 7%.
O segundo quadrimestre, entre maio a agosto, foi o período de maior oscilação em 2020 – no qual efeitos da pandemia influenciaram demandas de inverno (xaropes e produtos do trato respiratório tiveram queda de procura, por causa da quarentena e isolamento social). Vivemos nesse período as ondas de Ivermectina, Dexametasona e Cloroquina – medicamentos que de alguma forma impulsionaram o movimento, principalmente a Ivermectina, que ganhou popularidade e teve uma demanda explosiva no período, “maquiando” alguns números de evolução.
Já no terceiro e último quadrimestre, tivemos possivelmente, pois ainda não temos os números, um comparativo mais “realista” com o histórico do mercado. O ano de 2020 apresentou, entre setembro a dezembro, um equilíbrio marcado pela volta da demanda normal e aumento do fluxo de clientes, embora ainda menor que o normal. Mas esse período também traz uma certa expectativa positiva para o próximo ano.
1) Ticket Médio: com a presença mais curta dos clientes em loja e a preocupação em aproveitar melhor esse tempo, o ticket médio se elevou para quem soube trabalhar a necessidade do cliente.
DICA: explore seu layout, seu mix e não deixe de oferecer um produto a mais para o cliente, pois ele estará mais aberto.
2) Delivery/Entrega em domicilio: para muitos, essa ferramenta é onerosa, mas o cenário da pandemia trouxe um olhar mais positivo para a entrega em domicílio, pois, se levarmos em conta o e-commerce, o canal farma teve um crescimento acima de 40%, comparado ao ano anterior.
DICA: invista nesse serviço, utilize as redes sociais, procure agilizar o atendimento e busque a fidelização do cliente que quer praticidade e comodismo.
3) Comportamento do consumidor: o brasileiro, na média, cultiva a característica de não buscar a prevenção regularmente. Porém, no cenário atual, fica nítido que as pessoas estão procurando se cuidar mais, sendo a saúde uma prioridade para muitos – o que aumenta a percepção da importância da segurança alimentar, nutrição e bem-estar.
DICA: uma grande oportunidade para continuar investindo em saneantes e produtos de higiene e limpeza – categorias cuja demanda permanecerá em alta em 2021.
4) Suplementos e Vitaminas: um outro ponto fundamental que alavancou uma maior demanda no segmento farmacêutico foi a linha de suplementos e vitaminas.
A percepção do consumidor para essa categoria foi notória, com o apelo da prevenção e, principalmente, fortalecimento da imunidade. Os suplementos se destacaram e ganharam maior presença no PDV.
DICA: aposte ainda mais nessa categoria, invista na visibilidade no layout da loja e, acima de tudo, no aumento do ticket médio. Eu destacaria a linha da Maxinutri, que apresenta um portfólio amplo e com excelente rentabilidade para a loja.
É muito importante ressaltar ainda que a previsão para 2021 traz um novo ciclo para a humanidade. A espera ansiosa pela vacina, que provavelmente será uma realidade no primeiro semestre, impulsionará a economia de maneira significativa. Certamente, com o otimismo sendo renovado, o consumidor passará a retomar sua rotina e teremos um fluxo mais favorável nas farmácias. Não podemos deixar de manter o foco nas pessoas, tanto na equipe quanto no cliente. Para isso, reforce o atendimento humanizado, busque o encantamento do cliente, estimule a motivação dos colaboradores, invista no estoque estratégico e faça sua acontecer em 2021!
“Acreditar é fundamental, depois é planejar e agir”.
Juntos Somos Mais!
Obrigado e bons negócios!
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