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Vendas em farmácias crescem mais de 120% no “novo normal” – assim como os empregos no segmento farma

Conheça as cinco competências para atuar no mercado em tempo de pandemia

Em 2020, o mundo enfrentou a pandemia do novo Coronavírus – e só no Brasil, já são mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, segundo o IBGE. Mas um setor que cresceu em número de vendas e, concomitantemente, nas contratações, foram as farmácias. Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o aumento das vendas online foi de 120,75% em faturamento, no ano pandêmico de 2020. “Para as vendas no e-commerce, é necessário ter profissionais competentes para atender esses internautas. Seja presencial e/ou online, o fato é que o atendente de farmácia e o farmacêutico nunca foram tanto requisitados no mercado de trabalho”, afirma Carlos Favorito, Gestor do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), unidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Vindo ao encontro da afirmação de Favorito, redes de manipulação para humanos e uso veterinário, casas de produtos naturais e orgânicos, laboratórios e farmácias alocadas em hospitais também apresentaram aumento expressivo na contratação de profissionais da área de saúde. Segundo a Catho, o aumento nas contratações nas áreas de saúde foi até de 700% comparado com 2019.

O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), que tem 90 unidades em todo o país, viu a procura aumentar em 40% pelo curso de Atendente de Farmácia em 2020. Só pela agência Cebrac Empregos, plataforma que encaminha estudantes do CEBRAC para participarem de processos seletivos em farmácias, laboratórios, farmácias hospitalares, mais de 1.000 jovens e adultos foram empregados no período, no setor farmacêutico.

“Nosso curso de Atendente de Farmácia tem a duração de 10 a 14 meses e vai bastante além do treinamento na parte medicamentosa. Estamos vivendo uma pandemia, com 80% da população brasileira com crises de ansiedade. Logo, nossos alunos são treinados no atendimento adequado, a cada pessoa que entrar na drogaria, no sentido de analisar o pedido médico, a prática de primeiros socorros, além de teoria e prática de anatomia e fisiologia. É um curso completo para capacitar esse aluno emocionalmente e nos aspectos técnicos e teóricos da função”, explica Rogério Silva, CEO da Centro Brasileiro de Cursos.

Pensando nesse cenário de contratações, Jefferson Vendrametto, especialista em educação e diretor do CEBRAC cita as cinco competências para atuar em farmácias de hospitais, farmácias, laboratórios, etc, neste “novo normal”:

1) O profissional deve estar atento à sua saúde mental e à do indivíduo que o procura na farmácia (uma curiosidade: tema de redação do ENEM)

Com a pandemia, o número de pessoas ansiosas e depressivas aumentou. Só no Brasil, segundo levantamento recente feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 80% da população está com ansiedade e 68% apresenta sintomas de depressão. Não negligenciar as próprias emoções, fazer terapia e ter o conhecimento adequado dos medicamentos que auxiliam as pessoas nas questões mentais é de vital importância para conseguir atuar na área de farmácias.

2) Qualificar-se em cursos online e ao vivo

Seja para conseguir uma nova colocação no mercado e/ou migrar de carreira, com a pandemia os setores de saúde estão precisando de mão de obra já treinada e qualificada. Logo, quem almeja trabalhar nesse mercado deve buscar cursos para se qualificar. No CEBRAC, através do sistema Pronline, o aluno cumpre o curso de Atendente de Farmácia online e ao vivo e/ou presencial. As 80 horas são distribuídas a fim de não haver aglomeração nas aulas práticas. E, com o certificado, e através do CEBRAC Empregos, os estudantes conseguem uma posição no mercado farmacêutico. A faixa etária no curso é de 17 a 45 anos de idade.

3) Entender de cosmetologia e atuar nos primeiros socorros

O profissional que quer atuar no nicho farmacêutico, seja em hospitais ou no comércio, precisa ter no radar de conhecimentos noções de primeiros socorros. Além disso, atualmente, nas farmácias do varejo, a seção de cosméticos, bem-estar e perfumaria são carros-chefe nas vendas. É importante que esse aluno saiba que, além de aprender conteúdos relativos à saúde e ao corpo humano, técnicas de vendas e itens que favoreçam a qualidade de vida das pessoas fazem parte do currículo do profissional de farmácia.

4) Orientar sobre a importância da saúde para o indivíduo: escuta ativa

Com a pandemia, passamos a valorizar, ainda mais, a vida. É responsabilidade, também, do profissional de saúde orientar as pessoas sobre a importância de práticas saudáveis – como sessões regulares de exercício, ingestão de dois litros de água por dia, não praticar automedicação. Aqui vale praticar a escuta ativa para trabalhar e ter destaque no segmento de farmácias.

5) Usar a tecnologia para facilitar a rotina

Antes mesmo da pandemia, o número de aplicativos para facilitar a rotina só cresce. Buscar na tecnologia formas para facilitar a condução das tarefas é um diferencial para esse profissional da saúde. No CEBRAC, o curso de Atendente de Farmácia é o primeiro que oferece a realidade virtual. Além disso, na plataforma Pronline, o uso da Inteligência Artificial facilita o aprendizado do estudante de farmácia.

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