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2020 vem aí… Sua farmácia já está pronta?

Enfim é dezembro novamente… Para as farmácias das grandes cidades, um mês não tão bom por conta das viagens de férias. Já para aquelas do litoral ou do interior é uma chance de aproveitar o momento da chegada dos turistas ou daqueles que visitam seus parentes para as festas de final de ano e tentar aumentar o faturamento para compensar o ano que, para a maioria dos independentes, não foi dos melhores.

Isso sem falar da dificuldade que os distribuidores tem em atender em dezembro. Parece que até eles, assim como os laboratórios, entram em férias…

Mas independente do comportamento do mercado consumidor ou distribuidor no final do ano, é curioso perceber que o varejo independente se mantém na mesmice: “No ano que vem a gente vê isso” ou “Agora não adianta fazer nada”. O mês de dezembro traz uma certa paralisia quando o assunto é assumir a responsabilidade pelo negócio.

Me explico:

Mês de dezembro é culturalmente o mês de “correria” e isso traz dois tipos de sensações típicos para os donos de farmácia:

1º) Todas as oportunidades que não foram aproveitadas nos últimos 11 meses aparecerão em dezembro, como se tudo estivesse represado esperando o derradeiro mês do ano; ou

2º) Em dezembro o mercado fica parado.

Independentemente de qual seja a sensação, ambas impõem a mesma atitude que observamos ao longo de todos esses anos:

Em dezembro não se faz nada quando o assunto é planejamento para o próximo ano.

Questões como:

1º) Quanto vamos vender no próximo ano?

2º) Quanto vamos gastar no próximo ano?

3º) Com quais distribuidores vamos trabalhar no próximo ano?

4º) No que vamos investir na(s) loja(s)?

5º) Temos recursos para investir? Como vamos conseguir esses recursos para os investimentos necessários?

6º) O que poderia ser feito para ajudar no crescimento da minha equipe?

São deixadas de lado, como a mais supérflua das preocupações.

Deixo aqui o desafio: Qual foi a última vez que você, dono de farmácia, não apenas pensou nessas perguntas, mas conseguiu responde-las por meio de um plano?

Para você que não tem tempo para pensar nisso que estamos falando, ou então não acredita que essas respostas realmente farão seus problemas reduzirem (e muito), tenho certeza que na verdade você ainda não sabe por onde começar, ou então por ter tentado várias vezes com os recursos errados, você cansou e prefere deixar o futuro de sua loja nas mãos no mercado ou da distribuição ou de alguma rede maior que faça parte.

Mas para você, dono de farmácia ou gestor, que busca responder essas perguntas e fazer 2020 melhor que 2019, deixo aqui algumas dicas:

1º) Compare os 10 principais itens de suas vendas com o aquilo que o mercado venda. Se você não tem ferramenta para isso, a ABCFARMA disponibiliza o software Integrafarma totalmente gratuito para seus associados;

2º) Analise a falta desses produtos (ruptura) no seu estoque e providencie substituição imediata. Se seu distribuidor não conseguir te atender, procure em outro. Só não deixe faltar produto;

3º) Convide sua equipe, por menor que seja, para uma reunião e ouça o que e ela tem a dizer sobre os problemas do dia a dia, sem se preocupar em trazer justificativas do tipo “mas não temos como melhorar isso ou aquilo”. Apenas ouça… Isso trará benefícios imediatos para o engajamento da equipe e fará com que muitas soluções inovadoras apareçam;

4º) Organize a casa: Todo resultado da loja só melhora se houver um modelo de gestão eficiente, com métricas, ação, reconhecimento e desenvolvimento.

Gestão eficiente é sinônimo de mais recursos financeiros.

Meus sinceros votos de Feliz Ano Novo, com muitas vendas e sucesso.

MINI CV

Luiz Muniz – Diretor da Telos Resultados. Engenheiro Químico, Mestre em Estratégia de Operações e especialista em empresas familiares. Atua como consultor de empresas há mais de 15 anos em implantação de Modelos de Gestão em diversos segmentos, incluindo setor Atacadista/Distribuidor, Distribuidor Farmacêutico, Varejo, Têxtil, Importação, Logística, Aviação, Indústria, Energético, entre outras.

Caso tenha alguma dúvida sobre como melhorar o lucro de sua empresa mande um e-mail para luiz@telosresultados.com.br Sua dúvida será esclarecida na próxima edição

 

 

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