fbpx
Insuficiência cardíaca afeta milhares de pessoas no mundo e mata três vezes mais do que o câncer de mama
29 set, 2019
Outubro Rosa: ações com foco nas pacientes com câncer de mama avançado marcam o mês
01 out, 2019

QUAL A MELHOR DIETA PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Hipertensão Arterial (HA) é a condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos. No Brasil, HA atinge 36 milhões de indivíduos adultos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

Sabe-se que diversos fatores, entre eles genéticos, ambientais, socioeconômicos e alimentares, contribuem para o desenvolvimento de HA.

excesso de peso e/ou a má alimentação, como consumo de sal ou álcool em quantidades abusivas, estão diretamente relacionados com o aumento da pressão arterial. No caso do sal, a população como um todo ingere mais que o dobro do recomendado (2 g/dia) e, no caso das bebidas alcoólicas, a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais para homens são suficientes para elevar os índices pressóricos.

Para cada 5% de perda de peso, observamos uma redução de 20 a 30% nos índices pressóricos.

Dieta para Hipertensão Arterial

O sucesso do tratamento da HA com medidas nutricionais depende da adoção de um plano de alimentação saudável e sustentável. Dietas radicais resultam no abandono do tratamento.

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) contempla um padrão alimentar que reduz a pressão arterial. Enfatiza o consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, cereais integrais, frango, peixe, oleaginosas (castanhas), preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar, e é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras.

Abaixo seguem alguns alimentos e suas recomendações de uso:

  1. Consumo de sódio: recomendado 2 g/dia
  2. Ômega-3: recomendado >2 g/dia
  3. Alho: componentes bioativos que diminuem PA
  4. Café: consumo baixo a moderado não está associado com elevação de PA
  5. Chocolate amargo: pelo menos 70% cacau pode reduzir PA
  6. Álcool: recomendado 1 dose para mulheres e duas doses para homens/dia

Sendo assim, caro leitor (a), é possível aliar uma boa alimentação ao tratamento medicamentoso para obter índices satisfatórios de pressão arterial ou até mesmo controlar a pressão somente com mudança de estilo de vida que inclui dieta DASH, entre outras.

Sobre a autora

Dra. Danielle Salaorni de Resende

Formação em Cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP – INCOR-FMUSP; especialista em Insuficiência Cardíaca pelo Hospital do Cotoxó – FMUSP; pós graduação em Cardiologia clínica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; formação em medicina do estilo de vida pela universidade de Harvard; é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da equipe de cardiologia do Hospital Vera Cruz de Campinas.

×