fbpx
Obesidade avança e mata 4 milhões de pessoas no mundo, diz relatório da ONU
06 ago, 2019
Como se livrar da caspa, um problema que aparece com mais frequência no inverno
06 ago, 2019

MedLevensohn realiza doação de testes de colesterol para projeto no Parque Indígena do Xingu

Próxima ação nas comunidades será realizada entre 23 e 31 de agosto. Até 2018, mais de 15 mil pessoas já haviam sido atendidas pela iniciativa

Em apoio à Missão Xingu, a MedLevensohn, distribuidora brasileira especializada em saúde, doou 300 testes de Wellion Luna Duo para medição das taxas de colesterol dos povos indígenas e da população do município de São José do Xingu, no Estado de Mato Grosso.

“Contribuir com esse projeto de enorme compromisso social, que oferece assistência médica e multiprofissional gratuitamente às comunidades indígenas da região, é um grande orgulho para nós da MedLevensohn. Afinal, faz parte da nossa missão participar de iniciativas que melhorem a vida e o bem-estar das pessoas”, afirma o CEO da empresa, José Marcos Szuster. Criado em 2005, o Missão Xingu foi concebido pelos médicos Marcos Morandi e José Alberto Barbosa Lima. A próxima ação nas comunidades será realizada entre 23 e 31 de agosto.

Manter as taxas de colesterol controladas é a melhor forma de eliminar um dos maiores fatores de risco para infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O chamado “colesterol ruim”, ou Lipoproteínas de baixa densidade (LDL), se acopla às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem de sangue.

“Justamente pelo risco de morte súbita, observar as taxas de colesterol é importantíssimo para manter uma boa saúde”, explica o Diretor Médico da MedLevensohn, Dr. Alexandre Chieppe. Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a problemas cardiovasculares no Brasil. Em todo o mundo, são 17 milhões de óbitos em decorrência de complicações desse sistema.

Projeto Missão Xingu
A Missão Xingu deste ano será realizada entre os dias 23 e 31 de agosto e vai atender, além da população de São José do Xingu, o distrito de Santo Antônio e a aldeia Aribaru, localizada no Parque Indígena do Xingu. Até 2018, mais de 15 mil pessoas já haviam sido atendidas.

Serão 17 profissionais de Campinas envolvidos nas ações. Clínicos, pediatras, obstetra, ginecologista, oftalmologista, dermatologista, psiquiatra, osteopata, fisioterapeuta, dentista enfermeiros e logística integram o grupo. Além da equipe campineira, todos os anos o projeto conta com a colaboração de mais de 30 voluntários de São José do Xingu, que auxiliam na organização do evento.

A iniciativa também contempla atividades educativas e socioculturais, como teatro, palestras, cinema na praça, plantio de árvores e corrida. De acordo com o Dr. José Alberto, a ideia da iniciativa surgiu após uma viagem a aldeias do Parque Indígena do Xingu. “Um grande amigo nosso estava precisando de atendimento oftalmológico e, como estávamos visitando o local, prestamos a assistência”, conta José Alberto. Logo depois, ele e o Dr. Marcos Morandi receberam uma ligação solicitando atendimento na aldeia do cacique Raoni, uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. Chegando à aldeia, eles iniciaram imediatamente as consultas. Hoje, o projeto faz parte do calendário do Parque Indígena do Xingu e do município de São José do Xingu.

×