fbpx
Estagiários de farmácia
20 jul, 2023
Calendário de promoções na farmácia
25 jul, 2023

Wall Drug Store – A maior farmácia do mundo

No pequeno estado de Dakota do Sul, Estados Unidos, recebe 2 milhões de visitantes por ano – e, é claro, impressiona pelos seus quase 8 mil metros quadrados.

Quando se quer confeccionar o ranking das maiores farmácias do planeta, o primeiro lugar cabe, há pelo menos cinco décadas, à Wall Drug Store – uma superdrogaria localizada à beira da estrada numa cidade modesta de Dakota do Sul. Longe de se aproximar da pujança de Nova York, Flórida ou Califórnia, a Wall se consolidou como uma das principais atrações turísticas dos Estados Unidos. Claro, com essa imensidão, não vende apenas medicamentos – mas se tornou um shopping com o nome de drogaria. Por isso, atrai tanta gente. Localizada ao lado do Parque Nacional de Badlands, também é um ponto de parada para quem visita o Monte Rushmore – um dos principais pontos turísticos norte-americanos, aquela montanha que tem esculpidos os rostos de quatro presidentes norte-americanos.

Espaços temáticos e um copo de água gelada

Fundada em 1931 pelo casal Ted e Dorothy Hustead, a Wall tem no comando a quarta geração da família. O complexo ultrapassou as fronteiras do mercado farmacêutico e hoje abriga uma série de espaços temáticos – incluindo lojas de produtos para cowboys e venda de souvenirs, parque temático com dinossauros gigantes, museu da farmácia, galeria de arte, capela e restaurantes. Todos os seus pontos de venda são operados pela própria família Hustead. A maior farmácia do mundo, no começo, era apenas uma pequena drogaria que foi colocada à venda por seus proprietários. Ted Hustead comprou a loja, mas o sucesso não foi imediato.

Os habitantes, em sua maioria famílias de agricultores, formavam a maior parte da clientela inicial e tinham pouco dinheiro para gastar. Por outro lado, milhares de clientes em potencial contornavam a cidade durante a Grande Depressão, seguindo pela Rota 16A em direção ao Parque Nacional de Yellowstone ou a um Monte Rushmore ainda semi-esculpido. Mas poucos deles paravam na Wall Drug Store.

Até que, em julho de 1936, Dorothy teve uma ideia que revolucionou os negócios da casa e se tornou um case de sucesso. Após dirigir por horas no sol escaldante da estrada, o que os viajantes mais queriam era beber água. Ao detectar essa necessidade, ela pensou em colocar placas à beira da rodovia convidando as pessoas a parar na farmácia a fim de matar a sede.

A iniciativa demonstrou ser muito eficaz e a Wall Drug Store ficou famosa no país inteiro pela distribuição de água gelada grátis – e também pela venda de café a 5 centavos aos motoristas e caminhoneiros que trafegam pela estrada. Até hoje essa ação de marketing faz sucesso literalmente imenso entre os turistas. E vende até remédios.


Fonte: Panorama Farmacêutico.

×