Com esta coluna, encerro minha cobertura da Longevity Week, realizada em Londres entre 14 e 18 de novembro. Num painel com diversos especialistas, a Sociedade Britânica de Gerontologia mostrou como vem desenvolvendo um trabalho para melhorar a experiência de consumo dos idosos. Três seminários já foram realizados no último ano para aproximar a comunidade dos negócios da gerontologia social, com o objetivo de entender esse público, aprimorar o design e refletir sobre o uso de uma linguagem livre de estereótipos. A iniciativa inclui a criação de vagas de “estagiários” para que gerontólogos vivenciem o dia a dia do varejo e proponham ações efetivas.
Ailsa Forbes, especialista em varejo que faz parte da equipe do Centro Internacional de Longevidade (ILC UK), diz que a jornada do idoso pode ser de satisfação ou frustração: “quando envelhecemos, passamos 80% do nosso tempo na comunidade onde vivemos. Esse é um grupo que é impactado pela acessibilidade e percepção de que faltam atendentes solícitos”. Explica que o setor de hospitalidade e lazer, que inclui cafés, bares, restaurantes e hotéis, é um “ecossistema multifacetado”, com uma infinidade de pontos de contato com o consumidor, e que todo tipo de aperfeiçoamento que puder ser implementado tenderá a se propagar e permear o sistema: “O serviço de qualidade passa pelas boas-vindas que fazem com que a pessoa se sinta acolhida, atende às necessidades do cliente e respeita sua individualidade”.
George Lee, psicóloga por formação e criadora da comunidade “This Age Thing” (o equivalente a “Essa tal coisa de idade”), enfatiza que tudo que tocamos e usamos é design: “não se trata apenas do corte de uma jaqueta, e sim das experiências que temos. O design pode nos empoderar ou nos limitar”. Ela citou pesquisa realizada com 2.500 idosos sobre que produtos os deixavam frustrados, com resultados que deveriam servir de alerta ao mercado: “Mais de 60% elegeram as embalagens de alimentos e remédios como problemáticas para serem abertas e manuseadas. O controle remoto da TV também foi apontado como um vilão. Ou seja, simplificar a tecnologia não é algo que se aplique apenas a celulares. Ao mesmo tempo, temos que aprimorar as habilidades digitais dos idosos”.
Eric Kihlstrom é diretor da Older, agência especializada em campanhas para o público acima dos 50, e defende uma mudança radical da linguagem empregada para se dirigir ou se referir a esse contingente. Contou que, em 2021, a empresa de cosméticos The Body Shop fez pesquisa que mostrou que 43% dos participantes avaliavam que a indústria de beleza impactava negativamente sua autoestima e, por extensão, sua saúde mental: “Um em cada três idosos sofreu algum tipo de preconceito por causa da idade. Os mais velhos são retratados de forma muito limitada. A representação mais recorrente é a de seres frágeis e vulneráveis. Há ainda a imagem de mentores experientes e sábios, reservada quase que exclusivamente a homens; ou de indivíduos ricos e felizes, engajados em atividades físicas e lazer, uma visão exagerada e pouco realista”.
Por isso ele prega o respeito à diversidade e à trajetória das pessoas. Tanto que, no site da sua empresa, há um aviso: “se você tinha 25 anos quando os Sex Pistols surgiram, agora tem 68 – mas a atitude punk permanece”. A House of Commons do Reino Unido, que equivale à Câmara dos Deputados, estima que, por causa do etarismo, um milhão de trabalhadores britânicos estão fora do mercado. O Produto Interno Bruto (PIB) poderia engordar 4 bilhões de libras – quase 20 bilhões de reais – se houvesse investimento em acessibilidade.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |