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Farmácias brasileiras: metade das vendas é WhatsApp

As vendas no WhatsApp já respondem por 50% das movimentações digitais das farmácias brasileiras e vêm contribuindo para mudar o patamar financeiro de algumas redes regionais. Segundo a Pedbot, plataforma de chatbot para o varejo farmacêutico que integra o Clube de Benefícios da ABCFARMA, as empresas que aderiram à sua ferramenta conseguiram dobrar o faturamento médio anual.

Como explica o CEO Rudy Tedeschi, ao conectar o número de celular da loja no Pedbot, a varejista tem acesso a uma série de benefícios. A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, o que diminui o tempo de espera do consumidor.

Presente em cerca de 1 mil PDVs de 24 estados, o Pedbot organiza as mensagens recebidas por ordem cronológica, dando prioridade ao cliente que chegou primeiro, além de mostrar há quanto tempo ele está esperando para ser atendido. O sistema também conta com uma triagem, onde é possível dividir os atendimentos de maneira automática, direcionando o chamado para o departamento correspondente, seja o financeiro ou para falar com um farmacêutico.

Novo patamar de faturamento das farmácias com vendas no WhatsApp

Com vendas mais sólidas, a ferramenta Pedbot tem contribuído para elevar a receita dos varejistas. Tiago Sganderla, diretor da rede associativista Vida Farmácias e proprietário de três lojas nas cidades gaúchas de Tenente Portela e Palmitinho, viu o faturamento das suas unidades aumentar em 30% nos 18 meses em que está usando a plataforma.

“Testamos diversas ferramentas e nenhuma delas tinha um pós-venda na qual pudéssemos ter informações sobre os medicamentos de uso contínuo do consumidor ou um feedback se ele recebeu as mensagens enviadas. O Pedbot foi a virada de chave na televenda, o que facilitou a gestão das entregas”. Segundo o executivo, o número de atendimentos aumentou em 300%, com uma média de 35 a 40 clientes por dia. “Hoje conseguimos criar uma estruturação mensal de campanhas ou disponibilizar uma pesquisa de satisfação ao final do atendimento”, ressalta Sganderla. O próximo passo será montar uma central de atendimento a fim de facilitar as demandas e viabilizar  o investimento em redes sociais.

Já para a mineira Droga Rede, que conta com 12 farmácias nos municípios de Divinópolis, Nova Serrana e Barbacena, o chatbot conseguiu organizar as mais de 7.400 mensagens recebidas mensalmente no aplicativo.

“Cerca de 500 clientes que deixavam de ser atendidos no telefone fixo por conta do grande fluxo de ligações acabou migrando para o WhatsApp pelo fator agilidade. Nesse cenário, com o apoio do PedBot, aumentamos em 100% as vendas por meio de delivery, em menos de dois anos”, afirma Leonardo Queiróz Gomes de Oliveira, supervisor da central de atendimento da drogaria, que mantém oito atendentes e prevê contratar mais seis em 2023.

Entre as vantagens que o executivo destaca está a possibilidade de selecionar o tipo de serviço prestado ao final do atendimento, com inserção do valor da venda. “Com isso conseguimos mensurar o faturamento específico que ocorreu dentro da plataforma. Hoje, a minha venda é praticamente a receita de uma loja física”, acrescenta Oliveira.

Fonte: Panorama Farmacêutico

Pedbot: seu robô particular de comunicação e aumento das vendas, para os associados da ABCFARMA

Por: Celso Arnaldo Araujo

Sabia que 95% dos brasileiros abrem o WhatsApp todos os dias? O acesso e o uso desse aplicativo alcançam todas as faixas etárias. A ABCFARMA incluiu essa plataforma digital entre seus pilares de benefícios – como vários atendentes no mesmo número, robô passivo de atendimento, direcionamentos inteligentes, divisão de público-alvo, campanhas individualizadas, campanhas de pesquisa de satisfação e robô ativo de relacionamento. Com todas essas ferramentas, os usuários do Pedbot conseguem dividir seu público e criar parâmetros para impactar cada cliente de forma individualizada. Assim, você pode programar um robô passivo que vai atender seu cliente e direcioná-lo para o atendimento certo. E um ativo, enviando um robô que conversa com seu cliente e vende sozinho de forma inteligente. Com o Pedbot é possível, por exemplo, enviar mensagens personalizadas com possibilidade de colocar imagens, vídeos e PDFs, sempre alinhado com a LGPD. Ao fim do período, você recebe um relatório completo dos atendimentos feitos.

As múltiplas farmácias que já utilizam o Pedbot atestam que essa plataforma preenche uma lacuna no atendimento via WhatsApp, com uma interface intuitiva – no conjunto, um atendimento mais rápido e prático.
Não é à toa que, em média, as vendas por WhatsApp já respondam por 50% das movimentações digitais dessas farmácias.

Se você ainda não foi apresentado, conheça o Clube de Benefícios dos associados da ABCFARMA. Acesse o Portal!

 

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