fbpx
COMO MELHORAR A QUALIDADE DO SONO NA TERCEIRA IDADE?
25 nov, 2019
IEEE divulga Terceiro Estudo Global Anual “Geração IA”, que revela confiança dos pais brasileiros da geração do milênio (“Millenials”) na inteligência artificial para saúde e bem-estar das crianças da Geração Alfa
26 nov, 2019

É caminhando que se faz o caminho

Por João Arthur Rêgo*

Olhar para trás é sempre um exercício que nos faz pensar em tudo que nos tornou o que somos hoje. Nossas experiências de vida formam verdadeiros capítulos da nossa trajetória. Com instituições não é diferente. Celebramos em 2019 seis décadas da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) e quando voltamos ao passado para entender essa história, vemos o quanto ela foi fundamental para as pequenas e médias farmácias do nosso país.

Passei a integrar a ABCFARMA em 2002, ano em que fui eleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba). No entanto, meus laços com a entidade vêm de muito tempo. Meu tio, Júlio Rêgo, que ao lado meu pai, Fridolino Rêgo, conduziram a Farmácia Chile, uma referência do nosso setor na capital baiana no século passado, sempre teve uma relação muito próxima com o presidente Pedro Zidoi e essa amizade se permeou entre gerações.

Fui acolhido por Zidoi, que é até hoje um exemplo de energia e determinação para quem busca transformar ideias em realidade. É difícil elencar as conquistas que tivemos juntos. Lembro com muito carinho quando conseguimos promover em Salvador a VI Convenção e Feira Norte-Nordeste do Comércio Farmacêutico (Fecofarma), realizada em 2003. Reunimos aqui a cúpula do setor e tivemos como marco desse processo a “Carta da Bahia”, um documento que se transformou em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que visava diminuir a tributação dos remédios para torná-los mais acessíveis à população.

Acompanhei a ABCFARMA em conversas com ministros, deputados, inúmeras instituições e em importantes discussões, como na luta para que a capilaridade das farmácias privadas pudesse ser levada em consideração para o que veio a ser o programa Farmácia Popular. São inúmeras as conquistas que permeiam esse caminho e fazer parte dessa história há 17 anos me orgulha de uma maneira singular.

A iniciativa de colocar essa história em um livro é mais do que justa. Poder folhear essas páginas me emocionou, pois é possível olhar para o passado tendo a certeza de que muito mais está guardado para o futuro. Tudo isso é fruto de um comprometimento de toda equipe da ABCFARMA, liderada por uma pessoa que desafia o tempo e nos inspira aos seus 92 anos com toda sua vontade de fazer a diferença.

São 60 anos que traduzem muito bem o trecho de uma canção dos Titãs, que diz que “É caminhando que se faz o caminho”. O mais importante de tudo é que eles sabem exatamente onde querem chegar. Parabéns, ABCFARMA!

*João Arthur Rêgo é diretor administrativo e financeiro da Multmais. Foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba) e integra o quadro da ABCFARMA desde 2002.

×