fbpx
IX Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar tem inscrições abertas
18 jun, 2019
Substâncias ilícitas podem causar problemas cardíacos
19 jun, 2019

Alimentos que aumentam a imunidade no inverno

Making a fruit salad.

Especialista sugere alimentos aliados no combate de doenças
Está aberta a temporada das gripes, resfriados, rinites, asma, bronquite e outras infecções respiratórias. Com as mudanças bruscas de temperatura associado à baixa umidade do ar, as pessoas ficam mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a alimentação para ajudar a aumentar a imunidade.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de São Bernardo, unidade Rudge Ramos, Walquiria Aguiar, os alimentos podem ser aliados no combate de doenças típicas de do inverno. Nutrientes como ômega-3, vitamina A, vitamina C, zinco, selênio, ferro e glutamina podem ajudar na resposta imunológica. Os alimentos fontes destes nutrientes são: peixes, em especial a sardinha, linhaça, chia, vegetais vermelhos e alaranjados, frutas cítricas e as oleaginosas. O consumo de proteínas de alto valor biológico também é muito importante, como as carnes e o ovo. A recomendação diária destes alimentos é de 3 frutas diferentes, 1 porção de carne, peixe ou ovo e 1 punhado pequeno na palma da mão de oleaginosas.

Os probióticos, que são microorganismos vivos presentes nos iogurtes, leites fermentados, coalhada e kefir, possuem papel destaque, já que a saúde intestinal também está associada à proteção imunológica.

×