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WhatsApp: O canal de vendas que consagra a farmácia

As vendas no WhatsApp vêm acelerando a transformação digital, particularmente de farmácias regionais e chegam a dobrar o faturamento de PDVs no intervalo de um ano. Por trás desse avanço, um destaque é a startup Pedbot, parceira da Abcfarma em seu Clube de Benefícios.

Uma das principais empresas especializadas nessa solução tecnológica, a Pedbot já soma 10 milhões de atendimentos em apenas dois anos de existência e mantém esse serviço regular em 1.600 farmácias brasileiras. Mas esse número deve crescer em breve após ela se unir à Funcional Heath Tech, que prevê estender a oferta do serviço para mais de 50 mil PDVs parceiros.

“O WhatsApp é o único canal digital acessado por todas as faixas etárias no Brasil e tem potencial para responder por 35% do faturamento do varejo farmacêutico regional e 85% no caso do segmento de manipulação. Em média, 87% de todos os pedidos de delivery desse setor são feitos pelo aplicativo de mensagens ou telefone”, ressalta o CEO da Pedbot, Rudy Tedeschi.

Equipes dedicadas, consequência das vendas

As vendas no WhatsApp também estimulam o setor farma a formar equipes dedicadas a essa operação. “Criamos posições só para atender clientes via WhatsApp, o que fez as vendas digitais crescerem 30% em um ano. Hoje, quase 1/3 do nosso volume de negócios provém dos canais online”, destaca Smaley Roberto Correia, proprietário da Inova Curvelo (MG). Para além do faturamento, o empresário também ressalta a importância da ferramenta para aprimorar o conhecimento sobre os hábitos do consumidor. “A partir da maior interação com o cliente, hoje conseguimos mapear com exatidão os clientes que privilegiam o contato por WhatsApp, telefone ou por meio da loja física”, avalia. “E com a vantagem de termos um suporte ágil pelo time da Pedbot e com resposta humana quando necessário”, acrescenta.

Vendas no WhatsApp estimulam a retenção do consumidor

Uma série de funcionalidades da Pedbot permite que as farmácias ampliem o potencial de retenção dos clientes. As empresas podem contar com chatbots para pré-atendimento e direcionamento ao profissional correto, reduzindo o tempo de espera. Além de criar uma fila cronológica por ordem de mensagem, como se fora uma fila na loja física, a ferramenta prioriza o cliente que chegou primeiro e mostra o seu tempo de espera. Outras vantagens incluem o envio de mensagens em datas comemorativas, promoções e lembretes de compra recorrente. Os associados da Abcfarma, através de seu Clube de Benefícios, têm acesso a todos esses avanços comerciais e tecnológicos.

Fonte: Panorama Farmacêutico

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

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