fbpx
Plataforma inaugura nova era na gestão das compras públicas
25 out, 2019
Dia Mundial do AVC: saiba como se prevenir
29 out, 2019

Você tem bruxismo? Saiba os sintomas e como prevenir

Além das dores de cabeça e na musculatura, o bruxismo pode causar desgastes nos dentes e até mesmo ajudar o aparecimento de doenças periodontais

O bruxismo é uma desordem funcional que acomete tanto adultos quanto, crianças e é caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Por acontecer de forma inconsciente, é um ato involuntário que pode estimular dores na musculatura ao acordar ou ainda forte dores de cabeça mesmo durante o dia. Além disso, com o passar do tempo, provoca desgaste nos dentes e colabora para o aparecimento de doenças gengivais e do periodonto. Nos casos mais graves, o bruxismo pode levar a necessidade de tratamento de canal ou ainda distúrbios na articulação temporomandibular, a ATM. Este “exercício” praticado sem perceber, causa a hipertrofia do músculo masseter, localizado na região do ângulo da mandíbula, o que provoca uma intensificação de volume e pode levar a um desconforto estético.

Segundo a cirurgião dentista da Estúdio Oral, Dra. Daniela Yano algumas pessoas podem apresentar estes mesmos sintomas em uma condição que chamamos de apertamento dentário. Ocorre mesmo durante o dia, em vigília, e o indivíduo mantém os dentes apertados uns contra os outros, quando a musculatura deveria estar relaxada. Estas condições, na maioria das vezes, estão relacionadas a fatores psicológicos como o estresse, mas podem ser causadas, ou ainda exacerbadas, pela ausência ou mau posicionamento dental, ou mesmo uma simples mastigação incorreta.

SINTOMAS
O sintoma mais comum do bruxismo são as dores de cabeça frequentes. O paciente com esta condição pode apresentar também desgaste ou mobilidade nos dentes, zumbido no ouvido, dores e estalos ao abrir e fechar a boca, dor e fadiga nos músculos da face, no pescoço e mandíbula. Estes sintomas são intensificados nos períodos em que o paciente encontra-se em situação de estresse e pode levar a modificações do sono. É importante lembrar que o bruxismo dificilmente apresenta apenas um fator causal, o que é característico desta parafunção.

TRATAMENTO
O tratamento do bruxismo será elaborado, caso a caso, de acordo com o diagnóstico encontrado pelo profissional. Caso haja uma desconformidade na oclusão, pode-se realizar ajuste oclusal por desgaste ou acréscimo de estrutura, reposição de dentes ausentes ou ainda, terapia ortodôntica. Além destas opções, o uso da placa oclusal é muito importante, este é um dispositivo confeccionado sob medida que alivia as tensões exercidas pelos músculos da face, além de proteger as estruturas dentárias dos desgastes e das forças direcionadas aos dentes no momento de apertamento e atrito.

A cirurgiã dentista Dra. Daniela Yano ressalta que é importante lembrar que o bruxismo, por estar relacionado a condições emocionais, o paciente que sofre deste distúrbio funcional deve procurar meios tranquilizar o stress, seja pela prática de atividades físicas e terapias relaxantes ou ainda por acompanhamento psicológico com medicações específicas, quando houver necessidade.

Disfunção Temporomandibular (DTM)
Tratamento Bruxismo e ATM DTM acontece quando há alguma alteração prejudicial na articulação da mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM). Esta é a articulação mais utilizada em nosso organismo e, por isso, merece toda a nossa atenção. Existem diversos tipos de disfunção da ATM, a presença de dores ou estalos ao abrir e fechar a boca, dor de cabeça de um ou ambos os lados, mais de dois dias por semana, dor ao bocejar ou mastigar, cansaço nos músculos da face e pescoço, bruxismo ou ainda zumbido no ouvido indicam que há algo de anormal e o tratamento pode ser necessário. Nos casos mais graves, esta disfunção pode levar ao travamento da mandíbula ou ao desencaixe, quando o paciente sente alteração da oclusão de forma repentina.

Após a avaliação e com o auxílio de alguns exames complementares, o dentista realizará o diagnóstico e indicará a melhor terapia para o seu caso. A indicação de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, laserterapia, acupuntura, aplicação de toxina botulínica em músculos específicos, compressas e alguns exercícios, além de dispositivos como a placa oclusal, podem estar inclusos no seu tratamento.

Mais sobre Dra. Daniela Yano – CROSP 78.206
Responsável Técnica, Graduada em Odontologia pela UNESP, Pós Graduada em Ortodontia pela NEO, Pós Graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares pela CETAO, Pós Graduada em Cirurgia Oral-Menor pela APCD, Pós Graduada em Estética Dental /Planejamento e Comunicação Interdisciplinar/ Fotografia Odontológica Digital- DSD (Digital Smile Design), Pós Graduada em Human Body Total Care (HBTC)– Regulador de Função Aragão, Pós Graduada em Ortodontia pela UNICSUL.

×