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Verão chamando a sua atenção para consumo


Por Regina Blessa

As datas sazonais (de época) são as chamadoras de atenção ou de ação. Se não tenho nenhum motivo para comprar, nem estou precisando de nada, não penso em ir às lojas e nem penso em vasculhar nada na internet. Simples assim, certo? Pois bem: as datas e eventos sazonais foram criados exatamente para acabar com essa falta de vontade de “comprar” que às vezes nos dominam por longos períodos

Essas datas foram idealizadas para estimular o comércio e o desejo das pessoas e… funciona.

O Natal e o Ano Novo já passaram e agora precisamos engatar em outro evento para continuar a estimular os consumidores. O mais longo e melhor deles é o verão, as férias, o calor. As farmácias têm uma imagem profissional que às vezes as priva de exageros promocionais – esse é um fato. Mas as empresas fornecedoras sempre estão criando, em suas agências de propaganda, aquelas ações que os marqueteiros que vivem com a cabeça nos EUA chamam de “call to action”. Não pense que essas CTAs (“chamadas para ação”) estão só na internet.

Qualquer material promocional que se refira ao Verão, por exemplo, chama o potencia cliente à ação de comprar. Se o Verão passar e nada na sua loja lembrar ao cliente que ele vai precisar de produtos para as férias, o tempo passou – e você não vendeu.

A maioria dos materiais de merchandising devem incluir CTAs para incentivar seu público a dar um passo mais perto de comprar seus produtos ou serviços. A ação nesta “tela” chamada loja está totalmente ligada ao olhar, ler, entender, desejar e pegar os produtos.

Mesmo com o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 50 anos, quem programou as férias foi viajar. E apesar dos programas terem sido afetados, todos compraram produtos importantes para tornar sua viagem confortável e segura.

O Verão vai até março e tem muita viagem boa para acontecer, principalmente durante o Carnaval.

As lojas precisam se preparar para o ano (que não vai ser fácil), criando suas próprias chamadas à ação em materiais específicos – se não fizerem parcerias com grandes fornecedores.

A farmácia tem muitas categorias-destino para o Verão: bronzeadores, protetores solar, hidratantes, cremes capilares, depilatórios, repelentes, protetores infantis, vitaminas, etc.

Não deixe de chamar a atenção para sua loja.
Cada ponta de gôndola merece ter um produto chamador de ação.

É facil e com parceiros fornecedores fica bemmais fácil.

Regina Blessa

Consultora de loja e escritora dos livros

“LOJA PERFEITA” e Merchandising no PDV.

http://www.reginablessa.com.br

https://www.youtube.com/varejonatv

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