fbpx
Janssen Brasil tem novo presidente
23 jul, 2019
Por que famosas e anônimas buscam, cada vez mais, por congelamento dos óvulos?
26 jul, 2019

VENDA DE MIPs EM SUPERMERCADOS COM PARECER DA ABCFARMA

Em defesa do varejo farmacêutico e da saúde da população a ABCFARMA esteve reunida no início do mês de julho com o Deputado Federal Jerônimo Goergen para expor os riscos e impactos da inclusão deste assunto na MP 881/19. A reunião foi mencionada em matéria publicado pelo Jornal Valor:

“Após uma primeira reunião com entidades como Abrafarma e ABCFARMA, do comércio de farmácias, Goergen passou a citar o risco de que a medida trouxesse “concorrência desleal” às drogarias, e afirmava que as varejistas de alimentos precisariam seguir “uma série de exigências sanitárias”, se quisessem vender os MIPs.” 

O Presidente Executivo da ABCFARMA, Felício De Rosa Neto,  deu seu parecer sobre o assunto:

“O assunto Medicamentos Isentos de Prescrição ( MIP’s ) vendidos fora de farmácias e drogarias não é dos mais novos mas, ultimamente, tem surgido com frequência no segmento farmacêutico. 

Interessante algumas correntes defensoras desta tese alegarem a livre concorrência como se já não a houvesse. Um mercado com aproximadamente 80.000 pontos de venda no Brasil já não estabelece uma concorrência naturalmente?

Entendemos que para vender medicamentos é necessário alguns requisitos que já são presentes nas farmácias como por exemplo, exigências sanitárias e a presença de um farmacêutico para bem orientar o consumidor.

Defendemos que A FARMÁCIA É A PORTA DA SAÚDE NO BRASIL, porque é a ela que toda a população, sem diferença de classe, recorre ao primeiro sintoma de um problema de saúde. O SUS, que atende a aproximadamente 80% da população (aproximadamente 150 milhões de pessoas) teria custos ainda maiores não fôsse um “primeiro filtro” feito nas farmácias. Este “filtro” poderia ser feito fora da farmácia? Cremos que não.

Se decidirem por esta liberalidade estaremos invertendo valores que o Estado deve tutelar. Vale lembrar que a proteção da saúde sempre será prioridade em qualquer política pública.

Estamos discutindo SAÚDE, que sabemos, não é um produto comum.”  (Felício De Rosa Neto, Presidente Executivo da ABCFARMA)

A ABCFARMA sempre à frente em defesa dos associados, tratando a saúde como o bem maior a ser tutelado pelo Estado!

Na foto: Dr. André Bedran e nosso Diretor Presidente Pedro Zidoi Sdoia representando a ABCFARMA na reunião com os deputados Jerônimo Goergen e Marco Bertaiolli para tratar sobre a MP 881/19.

×