fbpx
Por que conquistar o cliente é uma das melhores maneiras de se obter melhores resultados?
13 set, 2019
Testes em animais estão em baixa no mundo dos cosméticos
14 set, 2019

Vamos falar sobre Assistência Farmacêutica?

Para que o profissional farmacêutico exerça as ações de Assistência Farmacêutica no estabelecimento onde é responsável, ele precisa conhecer muito bem os conceitos e suas responsabilidades profissionais, assim como incrementar suas habilidades, para a forma e o alcance do atendimento ao paciente.

Quando o farmacêutico entende bem esse seu papel, com o direcionamento clínico promovido por essa assistência, ele consegue resultados significativos na farmacoterapia do paciente – podendo até criar ou melhorar protocolos de atendimento, baseados na evidência que ele mesmo obteve a partir dos resultados alcançados.

A missão principal do farmacêutico é prover a atenção farmacêutica, responsável por cuidados relacionados a medicamentos, com o propósito de conseguir resultados definitivos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. (Livro “Farmácia Clínica 2. Educação” – Marcelo Polacow Bisson)

Quais seriam os resultados esperados da Assistência Farmacêutica?

1 – Melhoria do estado clínico do paciente

2-  Alívio dos sintomas que ele vem apresentando

3- Orientar, ou prescrever produtos, a pacientes que precisam usar vários medicamentos simultaneamente

4 – Apontar os riscos da automedicação – que pode levar a uma terapia incompleta e com efeitos colaterais indesejados.

Entre muitas outras atividades, hoje previstas na atuação farmacêutica, para alcançar resultados favoráveis à conduta farmacoterapêutica. E, por que não, ao negócio farmácia.

A Assistência Farmacêutica tem outro foco em pacientes que não aderem de forma correta aos tratamentos prescritos pelo médico, podendo o farmacêutico, nesses casos, desenvolver estratégias junto ao paciente para que eles sejam seguidos de forma assertiva e, com isso, o resultado terapêutico tenha SUCESSO !!!!!

O farmacêutico, informado disso, e convencido do potencial de ajuda que ele pode ter junto ao paciente, pressupõe condutas que correspondem às intervenções promovidas, incluindo o acompanhamento farmacoterapêutico – o que eleva o potencial cura.

Na Sala de Assistência Farmacêutica, suas ações incluem também decisões sobre administração correta, doses corretas, aconselhamentos de rotina diária ao paciente, enfim, tudo o que está relacionado à eficiência da terapia – ações essas que podem ser alcançadas até mesmo através de equipe multidisciplinar do estabelecimento.

Implantar esse serviço na farmácia valoriza o nobre papel desse estabelecimento – que está adquirindo status de porta de entrada da saúde no país.

Por Michelle Reis

×