Para que o profissional farmacêutico exerça as ações de Assistência Farmacêutica no estabelecimento onde é responsável, ele precisa conhecer muito bem os conceitos e suas responsabilidades profissionais, assim como incrementar suas habilidades, para a forma e o alcance do atendimento ao paciente.
Quando o farmacêutico entende bem esse seu papel, com o direcionamento clínico promovido por essa assistência, ele consegue resultados significativos na farmacoterapia do paciente – podendo até criar ou melhorar protocolos de atendimento, baseados na evidência que ele mesmo obteve a partir dos resultados alcançados.
A missão principal do farmacêutico é prover a atenção farmacêutica, responsável por cuidados relacionados a medicamentos, com o propósito de conseguir resultados definitivos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. (Livro “Farmácia Clínica 2. Educação” – Marcelo Polacow Bisson)
Quais seriam os resultados esperados da Assistência Farmacêutica?
1 – Melhoria do estado clínico do paciente
2- Alívio dos sintomas que ele vem apresentando
3- Orientar, ou prescrever produtos, a pacientes que precisam usar vários medicamentos simultaneamente
4 – Apontar os riscos da automedicação – que pode levar a uma terapia incompleta e com efeitos colaterais indesejados.
Entre muitas outras atividades, hoje previstas na atuação farmacêutica, para alcançar resultados favoráveis à conduta farmacoterapêutica. E, por que não, ao negócio farmácia.
A Assistência Farmacêutica tem outro foco em pacientes que não aderem de forma correta aos tratamentos prescritos pelo médico, podendo o farmacêutico, nesses casos, desenvolver estratégias junto ao paciente para que eles sejam seguidos de forma assertiva e, com isso, o resultado terapêutico tenha SUCESSO !!!!!
O farmacêutico, informado disso, e convencido do potencial de ajuda que ele pode ter junto ao paciente, pressupõe condutas que correspondem às intervenções promovidas, incluindo o acompanhamento farmacoterapêutico – o que eleva o potencial cura.
Na Sala de Assistência Farmacêutica, suas ações incluem também decisões sobre administração correta, doses corretas, aconselhamentos de rotina diária ao paciente, enfim, tudo o que está relacionado à eficiência da terapia – ações essas que podem ser alcançadas até mesmo através de equipe multidisciplinar do estabelecimento.
Implantar esse serviço na farmácia valoriza o nobre papel desse estabelecimento – que está adquirindo status de porta de entrada da saúde no país.
Por Michelle Reis
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