fbpx
Linfoma: como suspeitar da doença?
19 set, 2019
Oncologia do HCor aponta sinais que podem indicar câncer de pâncreas
20 set, 2019

USP faz campanha com exames gratuitos de glicemia, colesterol e pressão arterial

Evento ocorre na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e conta com apoio da MedLevensohn, responsável por fornecer aparelhos de medição de colesterol e Fibrilação Atrial.

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a população de São Paulo será contemplada com exames gratuitos de glicemia e colesterol, medição da pressão arterial e da circunferência abdominal. Serão fornecidas também orientações sobre as doenças crônicas, saúde e bem-estar. O evento ocorre na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, das 8h às 13h, e conta com apoio da MedLevensohn, empresa que emprestará os aparelhos para a medição do colesterol e da Pressão Arterial, além de doar os testes de Colesterol.

Pacientes que tiverem duas leitura de índices de pressão arterial acima de 140×90 mmHg terão resultado conferido em uma aferição manual e, posteriormente, com o Microlife Afib, um aparelho exclusivo distribuído pela MedLevensohn, para verificar se sofrem com uma das arritmias que mais causam o Acidente Vascular Cerebral (AVC) tromboembólico, a Fibrilação Atrial.

A Campanha de Diabetes, Hipertensão e Colesterol do projetotem como objetivo oferecer informações sobre prevenção e tratamentos para toda a comunidade. “É um orgulho participar e colaborar com este trabalho magnífico da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP”, afirma o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster.

Quando surgiu, há mais 20 anos, a meta da ação era proporcionar aprendizado aos alunos. Com o passar o tempo, ganhou força e tradição, aumentando as suas proporções e contando, atualmente, com mais de 100 alunos voluntários. Para realizar os exames, não é necessário estar em jejum. Quem preferir comparecer desta maneira, no entanto, não deve interromper o uso de medicamentos contínuos.

De acordo com o Diretor Médico da MedLevensohn, Dr. Alexandre Chieppe, o colesterol é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Ele é transportado no sangue pelas lipoproteínas, como o LDL, que é chamado de colesterol ruim, ou o HDL, o colesterol bom”, explica.

O LDL se acopla às paredes das artérias, podendo causar o entupimento das veias. “Para quem tem a doença, para controlar os níveis destas substâncias no sangue, além de orientar atividade física e alimentação saudável, geralmente é necessário utilizar medicamentos para reduzir os níveis e diminuir as chances de complicações cardiovasculares”, afirma o médico. Um agravante é que a hipercolesterolemia não causa sinais e sintomas na maioria dos pacientes e, portanto, sua detecção precoce, como no caso de uma campanha como esta, pode salvar vidas ou dar condições de vida saudável a muitos indivíduos em risco. Em novembro, será realizado evento semelhante, com teste de fibrilação atrial em todos os participantes.

Também são fatores de risco a diabetes e a hipertensão, outras doenças abordadas neste evento. Justamente por isso, explica José Marcos Szuster, ações multidisciplinares, que possam oferecer informações e cuidados de saúde e bem-estar à população em geral são importantíssimas na redução da mortalidade e promoção da qualidade de vida.

Aparelho de Pressão identifica a Fibrilação Atrial (FA), uma das principais causas do AVC

Além dos testes de glicemia, colesterol, medições da pressão arterial e da circunferência abdominal, a novidade desta campanha é a Triagem da Fibrilação Atrial. Para isso, será utilizado um aparelho bastante simples, mas inovador: por meio da aferição de pressão arterial, ele identifica a FA, arritmia que mais ocasiona o Acidente Vascular Cerebral (AVC) de causa tromboembólica. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é segunda maior causa de mortes no Brasil, além de ser a doença que mais debilita pacientes.

Para o Dr. Chieppe, a identificação prévia e o início do tratamento correto fazem com que as consequências da FA sejam totalmente evitáveis, por isso campanhas como essas são tão importantes para ajudar na prevenção destas doenças. Ele lembra que: “os episódios de AVC relacionados à FA tendem a ser mais graves, porque há maior chance de ocorrer um maiorinfarto associado. Existe, também, acréscimo no risco de morte hospitalar e na recorrência da doença. Sendo assim, conseguir identificar a fibrilação atrial é uma forma efetiva de salvar vidas”, afirma o especialista.

Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças do sistema circulatório no Brasil. Em todo o mundo, são 17 milhões em decorrência dessas complicações.

Serviço

XIX Campanha de Diabetes, Hipertensão e Colesterol da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8h às 13h

Exames e orientações gratuitos

Avenida Professor Lineu Prestes, 580, Butantã

Mais informações: campanhadhc@usp.br

Sobre a MedLevensohn

Distribuidora brasileira especializada em saúde, que oferece, além de sistema de testes rápidos, produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No mercado há mais de 15 anos, é distribuidora e importadora Master Dealer, referência de alta tecnologia, segurança, agilidade e preço competitivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar de seus clientes e parceiros. Em 2019, conquistou a marca de um bilhão de tiras de glicemia On Call Plus distribuídas no Brasil. Isso torna a empresa a maior distribuidora da fábrica Acon no mundo, superando, inclusive, companhias chinesas.

Está presente em todo o território nacional, por meio da sua Rede de Distribuição. Possui sede no Rio de Janeiro, um Centro de Distribuição em Serra (ES) e filiais em São Paulo e Belo Horizonte. Também presta serviços em nível nacional para órgãos públicos, setor hospitalar, varejista e público médico.

×