fbpx
Manifesto ABCFARMA sobre veto ao refis do Simples Nacional
11 jan, 2022
Equipes bem treinadas refletem em melhoria dos indicadores das farmácias
13 jan, 2022

Único inalador de sal oral do mundo que trata os pulmões está sendo testado no Brasil

Aprovado na Europa, BREATHOX® oferece tratamento revolucionário a pacientes com problemas respiratórios por meio da inalação de partículas de sal; o produto também está sendo testado para o tratamento de Covid-19

O Pós-Covid exigirá cuidados médicos intensivos e proporcionará a chegada de medicamentos inovadores no mercado em inúmeras frentes. Uma das especialidades mais afetadas pela pandemia é a saúde respiratória, afinal, a maioria dos pacientes com o novo coronavírus desenvolveu algum tipo de infecção que afetou os pulmões.

De olho nessa tendência, a Liita Care, empresa de desenvolvimento tecnológico de origem dinamarquesa, pretende lançar no Brasil em breve o BREATHOX®, um inalador over-the-counter (sem necessidade de prescrição), que tem alcançado boa aceitação em outros países. Sem similaridade no mercado, a droga já é consumida na Dinamarca e está passando por testes comerciais no Reino Unido, Polônia e Alemanha. O medicamento foi regulamentado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

O BREATHOX® fornece inalação de partículas de sal (cloreto de sódio) para todo o trato respiratório, incluindo os pulmões, o que o diferencia de muitos outros produtos — sprays nasais e orais — que atuam apenas nas partes superiores das vias aéreas. Para o combate a vírus respiratórios e doenças crônicas, o desafio está localizado exatamente nos pulmões.

A Liita anuncia que a BREATHOX® é um produto seguro, com efeitos clinicamente comprovados na limpeza das vias aéreas. O uso do inalador é recomendado para doenças pulmonares crônicas, como a bronquite. A tecnologia patenteada BREATHOX® é baseada na inalação de sal, um composto natural vital para os seres humanos.

O inalador é designado especialmente para atender às necessidades dos consumidores, com inovação em meio ao mercado de produtos respiratórios, que é estagnado em determinados modelos.

O fundador e atual CEO da Liita, Martin Ohrt, diz que a chegada da empresa ao Brasil é apoiada pela liderança mundial do país em pesquisas sobre os efeitos antivirais do cloreto de sódio. “Além disso, o Brasil conta com excelentes cientistas pulmonares, com acesso a um grande número de pacientes, tornando os estudos clínicos confiáveis e eficazes em sua execução. Por isso, foi natural que a Liita investisse nossos recursos no país”, explica o executivo. Segundo ele, os estudos in vitro já concluídos no Brasil mostram clara ação antiviral. Esse resultado muito promissor está atualmente aguardando confirmação por ensaios clínicos conduzidos por cientistas da Unesp. A expectativa é que o produto esteja disponível para consumo no país ainda em 2022.

Com a Unesp, um novo estudo sobre o efeito antiviral agora se concentrará em pacientes que foram recentemente infectados pelo Covid-19. Um estudo preliminar (in vitro) realizado em parceria com a USP comprovou que o BREATHOX® bloqueia a replicação do vírus.

A chegada ao Brasil de uma droga dessa especialidade — que se enquadra na categoria OTC (over-the-counter) e que não é potencialmente viciante, nem tem efeitos colaterais — deve afetar o comportamento de quem sofre de DPOC, bronquite, tosse ou resfriado. A aposta da Liita é que essas pessoas busquem medicamentos mais seguros e eficazes do que os usuais.

“Fizemos uma aliança de pesquisa tática com os principais cientistas do Brasil, especificamente com a USP e a Unesp. Todos os testes e estudos estão em andamento e nossa expectativa é que o BREATHOX® esteja disponível no mercado brasileiro em 2022, dependendo do processo regulatório”, explica Martin Ohrt. “Nossa estratégia de crescimento é formar parcerias estratégicas com players consolidados no mercado de medicamentos em nível regional”, completa o executivo.

×