fbpx
Inteligência Artificial ajudará pessoas a identificarem risco para pré-diabetes via rede social
21 jan, 2021
O que devemos esperar do novo exercício nas farmácias
22 jan, 2021

Uma nova idade para os dentes

As pessoas estão vivendo mais. Com isso, os cuidados com a saúde estão mudando, inclusive com a saúde bucal. No início do milênio, grande parte dos idosos eram desdentados. Esse cenário foi mudando com a melhora na qualidade de vida, que favoreceu a manutenção e a prevenção das perdas de dentes. Com o aumento progressivo da expectativa de vida, quase todas as pessoas precisarão de novos cuidados para preservar a saúde bucal – que, sem esses cuidados, se deteriora com o tempo. A estética impecável e a sensação de conforto bucal hoje podem estar na boca de todos.

Manter os cuidados com os dentes beneficia não apenas a saúde bucal, já que a mastigação correta é fundamental também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Ainda há a questão psicológica, uma vez que um sorriso bonito e saudável também é importante para o bem-estar e para a autoestima. O cuidado com a saúde bucal na terceira idade exige ainda atenção para algumas particularidades do envelhecimento. Por isso, vale sempre contar com o acompanhamento regular de um profissional de odontologia e tomar alguns cuidados diários.

Alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a redução de saliva, cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras. Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contém nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato. Mas quem faz uso de prótese bucal precisa tomar cuidados adicionais – como a higiene diária da peça e da gengiva. Antes da colocação da prótese, a boca do idoso deve estar bem limpa, com direito a bochecho, massagem na gengiva e escovação da bochecha e língua. 

No seu devido lugar

E os atuais cremes fixadores, muito mais eficientes que os primeiros produtos correlatos do mercado, além do conforto proporcionado, impedem a passagem de partículas de alimentos, favorecem uma mastigação eficiente, melhoram a dicção e previnem a perda ou a quebra da prótese dentária. Mais: têm formulação livre dos temíveis zinco e corantes, além de preservarem o paladar durante a alimentação – pois não têm sabor. E fixam por até 12 horas.

×