fbpx
Evento de Gastroenterologia busca melhores opções de tratamentos para pacientes
07 nov, 2018
Convênio Farmácia do Grupo DPSP conquista mais uma vez o prêmio Top Of Mind de RH
09 nov, 2018

Tecnologia e inovações no varejo farmacêutico

A farmácia inserida no universo da tecnologia é um facilitador para o consumidor na hora da compra

A era digital vem para facilitar e agilizar a compra em farmácias.  Atualmente a demanda tem sido principalmente nos aplicativos, telemedicina e comércios eletrônicos. É de suma importância que as farmácias supram a demanda de seus clientes através da tecnologia. Afinal, entender o consumidor é um ponto chave para alavancar o seu negócio.

No Brasil há mais de um smartphone ativo por habitante, segundo estudo da FGV em abril de 2018. O uso deles é diário e as pessoas, quase sempre, estão com os celulares na palma das mãos, por isso o uso dos aplicativos se tornou um mecanismo facilitador, pois os usuários podem encontrar a verificação de preços, lembretes de aviso de reposição de medicamentos, farmácias mais próximas de casa e até mesmo delivery, como forma de entrega eficiente e rápida, permitindo que as pessoas sejam tratadas de modo singular.

Para entender melhor, os avanços da tecnologia na farmácia, a ABCFARMA responde algumas perguntas através do Felício De Rosa Neto, presidente da ABCFARMA.

Qual a importância da tecnologia no varejo farmacêutico?

A tecnologia no varejo farmacêutico não é diferente de outros segmentos, pois é um tema em evolução constante. Controles que antes eram feitos manualmente e eram lentos, agora estão disponíveis nas mãos dos usuários através da criação dos aplicativos.

Quais são as vantagens da tecnologia nas farmácias?

Vantagens há em todas as operações de uma unidade de farmácia. O sistema informatizado de registros dos atendimentos no consultório farmacêutico, por exemplo, trará muitos benefícios ao sistema de saúde, a começar por um atendimento consolidado nas próprias informações dos pacientes.

Controle de estoques, vendas, preços, cadastro de medicamentos em linha com a CMED/ANVISA, também são alguns dos benefícios.

Há também a possibilidade analítica dos atendimentos, por tipo, por orientação medicamentosa, por perfil do paciente etc.

O que a ABCFARMA tem feito para acompanhar as novidades tecnológicas?

A ABCFARMA vem trabalhando intensamente no desenvolvimento e aplicação de ferramentas que podem ajudar e/ou facilitar o dia a dia da farmácia. Segurança na informação além de qualidade da informação são principais prioridades.

 A ABCFARMA tem projetos de digitalização?

Estamos investindo nos canais de comunicação. Inclusive, recentemente alteramos o design do portal e APP, para facilitar o acesso dos usuários. O APP para consulta de preços da ABCFARMA já resultou em mais de 850.000 pesquisas. Ademais, não estamos digitalizando um serviço específico. Nossa meta é digitalizar toda a entidade.

Quais são as perspectivas para os próximos anos?

Com as inovações tecnológicas, as farmácias poderão se tornar um facilitador na hora das compras, tanto para o consumidor quanto para a farmácia e consequentemente gerar mais lucro.

Enquanto na ABCFARMA, acreditamos que muito ainda está por vir e nos preparamos para o futuro, além disso, temos que evoluir para que o tempo nos tenha no futuro.

×