fbpx
Tecnologia perfeita no Clube de Benefícios Abcfarma
15 mar, 2023
Dormir bem para viver melhor!
17 mar, 2023

Suspensão das anuidades dos conselhos

Anuidade da pessoa jurídica das filiais de sua farmácia

ATENÇÃO: EMPRESAS ASSOCIADAS DA ABCFARMA NÃO SÃO OBRIGADAS A ESSE PAGAMENTO

 

Informamos a todos que foi deferido o pedido LIMINAR, em favor da Abcfarma, para impedir a cobrança da anuidade de pessoa jurídica das filiais das empresas farmacêuticas, o que era feito através de resolução do Conselho Federal de Farmácia e deliberações dos conselhos regionais de Farmácia.

Para obter essa liminar, a Abcfarma ingressou com Mandado de Segurança Coletivo contra o Conselho Federal de Farmácia, em razão da publicação da Resolução nº 739/2022, que dispõe sobre os valores e as regras de cobrança das anuidades de pessoas jurídicas, até aqui impostas pelos conselhos regionais de Farmácia ao estipularem suas deliberações sobre o tema.

A referida decisão judicial concordou com a argumentação defendida pela Abcfarma acerca da ilegalidade da cobrança de filiais sem capital social destacado, já que a anuidade da pessoa jurídica deve ser feita somente para a matriz da empresa, de acordo com o seu capital social – e não para cada filial.

Para melhor entendimento, segue o trecho final da decisão judicial no processo, que tem o número 1019362-8220234013400, em trâmite perante a 4ª vara cível da Justiça Federal do Distrito Federal:

Assim, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR para suspender a cobrança das anuidades das filiais que não tenham o capital social destacado.”

         A Abcfarma/SP esclarece, por fim, que se trata de uma decisão LIMINAR. Portanto, recomendamos o provisionamento dos valores até a decisão final.

A decisão judicial (liminar) está disponível no portal do associado da Abcfarma, clique aqui

 

A Abcfarma dá um grande passo na oferta de proteção jurídica e novos benefícios aos nossos associados. Associe-se!

 

 

 

×