Com a área em plena ascensão, os suplementos podem ser um novo campo a exigir apoio farmacêutico dentro das farmácias
Suplementos são, sem dúvida, um campo aberto para a atuação do farmacêutico. Por isso, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo dedicou uma programação especial a esse tema, com palestrantes especialistas, durante o XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, que aconteceu de 10 a 12 de outubro – com 180 atividades em 14 diferentes áreas da Farmácia. Em 2018, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o setor de Sport Nutrition faturou cerca de R$ 2,24 bilhões, crescendo 12% em relação ao ano anterior. No primeiro dia de Congresso, 10 de outubro, os participantes inscritos acompanharam o painel “Produtos de importância na suplementação alimentar”, as palestras “Cafeína, Creatina e Whey Protein”, com o Dr. Luiz Fernando Moreira, e “Glutamina, Ômega 3 e BCAA”, com o Dr. Henry Okigami.
Farmacêutico e consultor em pesquisa e desenvolvimento na indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica, o Dr. Okigami ei abordou, de forma prática, as indicações para prescrição e uso de glutamina, omega-3 e BCAA. Um exemplo: o BCAA é muito utilizado por fisiculturistas, mas, segundo estudos recentes, pode beneficiar portadores de doenças hepáticas. Já o omega-3 é geralmente indicado para prevenção primária e secundaria de doenças cardiovasculares, mas há espaço e comprovação para uso em psoríase, doenças inflamatórias, depressão, esquizofrenia e várias outras patologias, na maioria das vezes, segundo o Dr. Okigami, aumentando o efeito do tratamento tradicional”.
Papel do farmacêutico
Com o mercado em expansão, sobretudo no campo da assistência farmacêutica, o Dr. Henry enfatiza que, para atuar nessa área, o farmacêutico precisa ser um estudioso do segmento e estar efetivamente preocupado com a saúde do paciente, além de entender de Bioquímica e Farmacologia, uso prático dos produtos e interações sinérgicas – isso pode fazer a diferença entre sucesso ou fracasso no tratamento do paciente. “O farmacêutico pode orientar o paciente caso ele chegue com uma indicação, ou mesmo indicar o produto, lembrando que a legislação permite ao farmacêutico indicar suplementos alimentares – mas a grande maioria não o faz, por desconhecimento do mercado, tanto por parte dos proprietários de farmácias como do próprio farmacêutico”.
Mercado aberto
O Dr. Henry chama a atenção para o potencial desse segmento no mercado “Está 100% aberto. É um nicho novo: um bom farmacêutico mais um bom estoque de suplementos podem valorizar o atendimento ao paciente, melhorando a eficácia dos tratamentos convencionais – e, como consequência, aumentando o faturamento da farmácia. É um mercado que só tende a crescer – tanto médicos como nutricionistas têm cada vez mais indicado suplementos alimentares, cabe ao farmacêutico a orientação ao paciente. E, sobretudo em localidades onde não há médicos ou nutricionistas, o farmacêutico pode exercer esse papel. Onde houver farmacêuticos competentes, sempre haverá espaço para o profissional indicar suplementos alimentares com racionalidade. O resultado final alcançado pelo paciente será a principal recompensa do farmacêutico – o retorno financeiro para a farmácia será uma consequência”.
Revista ABCFARMA/ Novembro – Edição N°339
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |