Por Silvia OSSO
Com as renovações que a ABCFARMA vem apresentando ao mercado, achei oportuno escrever sobre a preparação da mão de obra para as farmácias – e o quanto isso é importante para os profissionais do setor e para a ABCFARMA, nestes novos tempos.
Estamos passando por tempos preocupantes, quando as farmácias sofrem mais concorrência e o consumo não cresce tanto como o mercado gostaria. O gestor precisa saber tudo sobre estoques; ter a farmácia completamente informatizada (inclusive com relatórios de gestão); saber negociar e comprar bem; ter uma loja com layout atual, agradável e bem definido; conhecer um pouco sobre legislação trabalhista, sanitária, fiscal; ter noções de marketing; saber treinar e motivar funcionários, além de outras habilidades de gestão. Aí eu pergunto: você, como empresário, está preparado para atender a todos esses requisitos? Seus funcionários estão preparados para enfrentar a gestão e a concorrência com competência? Volto a perguntar: você está preparando profissionais para atuar na sua farmácia ou drogaria?
Lembro que só permanecerão no mercado empresas (mesmo pequenas) administradas por líderes empreendedores, que estejam preocupados em treinar e reciclar seus colaboradores permanentemente. Para essa preparação, é preciso qualificar os funcionários, avaliando a princípio se vale a pena investir neles ou substituí-los, analisando aspectos importantes como:
Se você não identificar essas qualidades em seus colaboradores, prepare-se para fazer a substituição deles o quanto antes. Use atributos de selecionar melhor e inicie uma nova conquista, trazendo para a empresa profissionais interessados em crescer com ela. Se identificar pessoas interessadas em aprender e com mais alguns atributos além dos acima citados, comece imediatamente a treiná-los e a investir em suas carreiras. Incentive-os a participar de cursos gratuitos oferecidos pela indústria em suas plataformas de EAD, como o da Academia NC. O mercado anda carente de profissionais com essas características – e considerar o aperfeiçoamento profissional como uma das metas mais importantes para si e para seus funcionários é um grande desafio.
Bom trabalho: você vai conseguir!
Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista, especialista em varejo, é autora dos livros: Atender bem dá lucro; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos. Visite seu canal no YouTube: Silvia OSSO ou a encontre em outras mídias sociais.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |