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Sua empresa está preparando profissionais para 2023?

Por Silvia OSSO

Com as renovações que a ABCFARMA vem apresentando ao mercado, achei oportuno escrever sobre a preparação da mão de obra para as farmácias – e o quanto isso é importante para os profissionais do setor e para a ABCFARMA, nestes novos tempos.

Estamos passando por tempos preocupantes, quando as farmácias sofrem mais concorrência e o consumo não cresce tanto como o mercado gostaria. O gestor precisa saber tudo sobre estoques; ter a farmácia completamente informatizada (inclusive com relatórios de gestão); saber negociar e comprar bem; ter uma loja com layout atual, agradável e bem definido; conhecer um pouco sobre legislação trabalhista, sanitária, fiscal; ter noções de marketing; saber treinar e motivar funcionários, além de outras habilidades de gestão. Aí eu pergunto: você, como empresário, está preparado para atender a todos esses requisitos? Seus funcionários estão preparados para enfrentar a gestão e a concorrência com competência? Volto a perguntar: você está preparando profissionais para atuar na sua farmácia ou drogaria?

Lembro que só permanecerão no mercado empresas (mesmo pequenas) administradas por líderes empreendedores, que estejam preocupados em treinar e reciclar seus colaboradores permanentemente. Para essa preparação, é preciso qualificar os funcionários, avaliando a princípio se vale a pena investir neles ou substituí-los, analisando aspectos importantes como:

  •  Possuem talento? Eles têm uma dose de inconformismo diante das atividades rotineiras, para transformar idéias simples em negócios efetivos e lucrativos?
  •  Conhecem ou se esforçam para conhecer o ramo? Quanto mais dominarem o segmento da farmácia, maiores serão as chances de êxito. Se não tiverem muito conhecimento sobre o ramo, mas tiverem vontade, deverão ser treinados através de cursos presenciais, via Internet, leituras ou até por outros funcionários.
  •  Têm disposição para assumir riscos? Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar é ter coragem para enfrentar desafios, ousar na execução de novos comportamentos e escolher os melhores caminhos.
  •  Têm capacidade para aproveitar as oportunidades? Estão atentos e são capazes de perceber, no momento exato, oportunidades de negócio que o cliente está exigindo?
  • Sabem organizar? Têm senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A capacidade de organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.
  •  São capazes de tomar decisões? Decidem acertadamente e no momento certo, estando bem informados, analisando friamente a situação e avaliando as opções e escolhendo a solução mais adequada?
  •  Têm liderança? Sabem definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas, produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho e a missão do empreendimento?
  •  Mantêm o otimismo? Têm muita vontade de ver seus próprios projetos concretizados porque têm confiança em seu desempenho profissional?  
  • São independentes? Sabem determinar seus próprios passos, abrir seus caminhos, decidir o rumo de sua vida e principalmente saber o que querem ser?

Se você não identificar essas qualidades em seus colaboradores, prepare-se para fazer a substituição deles o quanto antes. Use atributos de selecionar melhor e inicie uma nova conquista, trazendo para a empresa profissionais interessados em crescer com ela. Se identificar pessoas interessadas em aprender e com mais alguns atributos além dos acima citados, comece imediatamente a treiná-los e a investir em suas carreiras. Incentive-os a participar de cursos gratuitos oferecidos pela indústria em suas plataformas de EAD, como o da Academia NC. O mercado anda carente de profissionais com essas características – e considerar o aperfeiçoamento profissional como uma das metas mais importantes para si e para seus funcionários é um grande desafio.

Bom trabalho: você vai conseguir!

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista, especialista em varejo, é autora dos livros: Atender bem dá lucro; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos. Visite seu canal no YouTube: Silvia OSSO ou a encontre em outras mídias sociais.

 

 

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