fbpx

A ABCFARMA ESTÁ
COMEMORANDO 60 ANOS


A ABCFARMA é uma entidade fundada no ano de 1959, com o objetivo de defender os interesses de farmácias e drogarias. Neste mês de outubro completa seus primeiros 60 anos. Essa iniciativa foi executada, em sua maioria, por farmacêuticos que eram proprietários de suas farmácias, para defender os interesses das empresas que atuavam no segmento varejista de medicamentos. Foi uma época muito difícil, em que a Sunab determinou que os preços dos medicamentos teriam aumento semanal e seriam impressos no Diário Oficial da União.

Farmácias e drogarias eram obrigadas a manter esse jornal, com os preços atualizados, sobre o balcão – e à disposição dos consumidores.

No início, a ABCFARMA realizava a compra integral da edição do Diário Oficial da União – e esta vinha para São Paulo, onde fazíamos o redespacho para farmácias e drogarias de todo país. A ABCFARMA continuava custeando as despesas do local de armazenamento da revista, e os dirigentes Wagner Giffoni e José Aparecido se encarregavam de fazer a distribuição para os Estados mais próximos de Brasília. Os demais exemplares vinham para São Paulo, onde fazíamos a distribuição.

O mais grave é que as empresas varejistas tinham que imprimir semanalmente as etiquetas e fazer a substituição – e para essa ação as empresas tinham que adquirir uma máquina manual, da marca Monarck. Era um trabalho insano, mas obrigatório ou multa e prisão.

Conseguimos com o Almirante Castilho o direito de editar uma revista substituindo o Diário, o que muito nos enalteceu na época, pela responsabilidade que nos foi delegada – isso já vinha sendo feito, de uma outra forma, pelo Brasíndice.

Muitas empresas que desconhecem o trabalho que a ABCFARMA já realizou e realiza para o setor das farmácias e drogarias se opõem à mesma, com o objetivo de autoafirmação.

Não somos contrários a essas manifestações críticas, mas nos aborrece o fato de se apresentarem como líderes de um setor que é muito grande e tem lugar para todos.

A ABCFARMA, representada por advogados que compõem o seu departamento jurídico, Dr. Rafael e Dr. André, sempre que a Anvisa, a CMED ou outros órgãos governamentais nos convocam para reuniões, seja com minha presença ou a do presidente executivo e diretores, nos fazemos presentes, quando necessário, para cumprir nosso dever - que é defender o setor varejista que a ABCFARMA representa.