fbpx
Teuto lança medicamento indicado para o tratamento de artrite e artrose
15 dez, 2021
Influenza A+B: MedLevensohn lança teste rápido contra essa nova ameaça
17 dez, 2021

Sincofarma-RJ: 90 anos de bons serviços às farmácias cariocas

Em 1931, quando foi implantado o sistema sindical no país, ele surgiu como a primeira entidade patronal: inicialmente, o Sindicato dos Proprietários de Farmácia e Laboratórios. Hoje, atualizadíssimo, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro – que a ABCFARMA aqui saúda e cumprimenta pelos 90 anos de existência e ótimos serviços prestados ao setor na Cidade Maravilhosa.

O Sincofarma-Rio representa grande parte do comércio farmacêutico do Rio de Janeiro em seus pleitos e negociações, além de oferecer orientação segura e assessoria jurídica com atuação nas áreas fiscal, trabalhista, sanitária e farmacêutica. O projeto “Jurídico na Farmácia”, por  exemplo, desde 2013 aproxima o associado e sua loja da realidade jurídica empresarial varejista no Rio de Janeiro por meio de orientações personalizadas, na medida certa para cada farmácia visitada. Sua sede administrativa, no Largo da Carioca, centro do Rio, tem auditório com  capacidade para 100 pessoas, destinado a palestras e cursos para empresários, gerentes e balconistas – sempre à disposição dos associados.

Vinte anos, ganhos múltiplos

Durante nove décadas, o Sincofarma-Rio vem se modernizando, ao criar novos departamentos e ações junto às farmácias e drogarias do município. Desta forma, e aliado à interação com autoridades políticas e demais entidades, vem se mantendo atual e somando uma série de benefícios aos empresários associados. Particularmente nos últimos 20 anos, tal como foi viabilizado pelo atual presidente Felipe Terrezo, o Sincofarma-Rio tem se firmado como uma entidade atenta às urgências e que luta por grandes conquistas para o setor. Entre os muitos ganhos de causa que representam tranquilidade para que o empresário do varejo farmacêutico contribua com a sociedade, através da promoção da saúde, e a economia do País, podem ser citados a ampliação do mix de comercialização, com a regulamentação da venda de produtos correlatos; a inconstitucionalidade da Lei dos Idosos, como ficou conhecida; e o prazo de 24 meses para a adequação do horário do farmacêutico, garantido pela Resolução SMG “N” 679, 05 de fevereiro de 2004.

Mais recentemente, a luta contra a bitributação das farmácias magistrais; a ação do Sindicato que resultou na publicação da Resolução 1758, que estabeleceu a autoinspeção em farmácias e drogarias sem manipulação; o apoio ao varejo farmacêutico na luta na Justiça contra as multas impostas por ação do Ministério Público Federal; a participação no Grupo de Trabalho, GT-RIO, do projeto de implantação de Logística Reversa de Medicamentos no Estado do Rio; e a participação no lançamento, em Brasília, da Frente Parlamentar para Desoneração da Tributação nos Medicamentos.

Felipe Terrezo, o presidente

Hoje em seu quinto mandato na presidência do Sincofarma-Rio, Terrezo ingressou no varejo farmacêutico em 1990 e mostrou-se, desde então, engajado nas causas e nas lutas do segmento. Por inúmeras vezes, buscou na Justiça ou no apoio parlamentar a solução para os problemas que impedem o crescimento do setor. As mais recentes são a luta travada contra a RDC 44, da Anvisa, e a segunda vitória contra a “Farma Pizza” – que, através das Leis 4.178/2005 e 5.063/2009, determinava às farmácias fluminenses fazer entregas em, no máximo, 30/45 minutos, e foi combatida na Justiça, em ações rápidas do Sincofarma-Rio.

Terrezo levou também seu Sindicato a participar ativamente da organização dos eventos voltados para o varejo e abriu o leque de conhecimento dos empresários e suas equipes, incluindo no calendário institucional da entidade uma programação de cursos e palestras voltadas para a gestão e atendimento.

Em seu quinto mandato, Felipe Terrezo define: “Com relação ao setor farmacêutico, todos sabem que sou bom de briga. Já saí em defesa do varejo em diversas ocasiões, muitas vezes me expondo publicamente, como ocorreu durante o impasse da Lei do Idoso. Quem se propõe a defender um setor assumindo de peito aberto uma entidade é um abnegado”.

A ABCFARMA reconhece e aplaude sua atuação à frente do Sincofarma-Rio e estará sempre a seu lado para defender o segmento.

×