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Sete orientações para se tornar um líder

Team of pharmacists smiling at camera at the pharmacy

Por Paulo Roberto O. da Costa

Em mercados competitivos, são muitos os pontos que devem estar ajustados para a obtenção do sucesso, inclusive no varejo farma. Para que esses aspectos fiquem alinhados aos objetivos do negócio, a presença do líder se mostra fundamental. Mas quem realmente é essa figura? E como desenvolver qualidades que levem à liderança?

Certa vez participei de um treinamento que falava que o líder é aquele que os demais elementos de um sistema optam por seguir, podendo ser no ambiente familiar ou profissional. E, em função disso, grande parte do sucesso do grupo depende da atuação desse líder e de como ele está capacitado para levar o grupo para a direção do sucesso. Com base nessa mensagem, cabe uma reflexão. Hoje muitos se apressam em querer exercer imediatamente a função de liderança e, nesse momento, já ocorre um primeiro erro: um líder não é imposto, ele conquista seu espaço junto aos liderados. É por isso que, no mercado, existem muitos chefes e poucos líderes.

Outro erro muito comum é acreditar que manter o caminho que todos acham ideal é o certo – a famosa política da boa vizinhança. Na realidade, estar à frente de um grupo, muitas vezes, é ser contestado em suas decisões, mas saber que o rumo a ser tomado é de extrema importância para chegar aos objetivos finais.

Veja as dicas que preparamos para você se tornar um bom líder:

  1. O primeiro ponto do líder é a paixão, pois, ao ver que ele realmente realiza suas ações com prazer, os liderados acreditarão no projeto. Se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo
  2. Não pense apenas na popularidade, pois muitos profissionais podem confundir os papéis de amizade e liderança. Na verdade, o líder deve ser um guia que todos querem caminhar junto. É especialmente nas dificuldades que um líder se destaca, mostrando os caminhos certos a serem seguidos
  3. Sinceridade e ética são essenciais. É fundamental ser um profissional em que as pessoas confiem. Também é relevante demonstrar maturidade, com base em experiências passadas e teóricas, pois a busca pela melhoria e reciclagem deve ser contínua
  4. O líder não é perfeito, mas busca sempre se aprimorar. Ninguém sabe tudo e todos têm muito a aprender. O líder sabe que deve ouvir os liderados e permitir uma troca saudável de ideias
  5. Estar à frente é, muitas vezes, não ter medo de arriscar. Um líder que não busca o diferente está fadado a ser ultrapassado. É fundamental que se tenha audácia e posicionamento de opinião. Também é preciso assumir responsabilidade e culpas
  6. Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois se deve conhecer os próprios limites e a hora de se retirar para não prejudicar o projeto. Um grande problema das lideranças pode ser o ego, que leva a uma perda de controle. É preciso estar pronto para mudar de rota sem perder o foco, conduzindo sua equipe nas mudanças do mercado
  7. Uma boa comunicação é fundamental. Um dos grandes erros dos “chefes” é não deixar claro para a equipe os caminhos a serem tomados. É preciso saber se posicionar, fazer reuniões e convencer.

Capacitação e troca de experiências são o caminho para a excelência

Não existe caminho melhor para se tornar um grande líder do que a capacitação.  Cursos, treinamentos, workshops e a troca de experiências com outros profissionais do ramo são essenciais para a construção de um novo líder, capaz de coordenar uma equipe e caminhar para a evolução.

Paulo Roberto O. Da Costa é diretor geral da Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas, hoje com 500 farmácias associadas.

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