fbpx
Antimicrobianos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos continuam em falta
15 fev, 2023
Criado grupo de trabalho para regulamentar cannabidiol em São Paulo
16 fev, 2023

Serviços clínicos e testes: nova era nas farmácias brasileiras

Os serviços clínicos, incluindo mais de 40 testes laboratoriais remotos, prometem inaugurar uma nova era no atendimento das farmácias. Isso graças ao pós-pandemia e à regulamentação atualizada da Anvisa para esses exames, por meio da RDC 302/2005 – aguardada ainda para 2023. Em paralelo, o setor já se movimenta e encontra nas parcerias com startups o caminho para mudar a jornada de saúde no Brasil.

Números notáveis confirmam essa tendência. No ano passado, pacientes brasileiros se submeteram a mais de oito milhões de serviços clínicos em estabelecimentos farmacêuticos – aumento de 23% em relação a 2021, segundo a plataforma Clinicarx. Já a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou, no início de dezembro, a marca de 20 milhões de testes de Covid-19 aplicados desde a eclosão do coronavírus no Brasil.

A pandemia acelerou a transformação do varejo farmacêutico nacional em polos de atenção primária à saúde, mas esse processo vai muito além de Covid-19. Com mais de 41 salas dedicadas a esses atendimentos nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, a Farmácia Indiana, por exemplo, tem em seus três testes mais procurados os exames de Beta hCG, para identificação de sintomas de gravidez; perfil lipídico, que detecta problemas associados a colesterol e triglicérides; e de dengue. “Assim que tivermos a regulamentação da Anvisa, esperamos estender nosso modelo de assistência clínica”, diz Fernanda Andrade, gerente do Departamento Farmacêutico da Farmácia Indiana. “Ao mesmo tempo em que atraímos novos clientes com serviços como a vacinação, incluindo idosos, os consumidores de 30 a 45 anos incorporaram esses exames à sua cesta de compras”, completa ela.

Sem dormir no ponto

Para aprimorar a oferta de programas de assistência farmacêutica, a Indiana vem investindo na conexão com startups e foi uma das idealizadoras da Farma Ventures – grupo nascido em 2020, atua como um ecossistema de inovação, para impulsionar jovens empresas que tenham soluções diferenciadas em prol da saúde. Uma dessas startups promete mudar a realidade do sono no Brasil. A SleepUp consiste em uma terapia digital inédita, aprovada pela Anvisa, que utiliza protocolos clínicos para auxiliar no tratamento e prevenção de problemas como insônia e apneia do sono. Com suporte de um aplicativo, reúne ferramentas como diário do sono, dicas de estilo de vida, músicas e meditações guiadas, orientações personalizadas, telemedicina e um módulo que auxilia a trocar, reduzir ou retirar as suas medicações para o sono. A Indiana disponibilizará esse serviço inicialmente em dez lojas, mas a ideia é levá-lo para 100% das unidades até o fim do ano. “A pandemia mudou por completo o padrão de consumo da saúde no Brasil e exigiu uma verdadeira reinvenção das farmácias. E incentivar o ambiente de inovação foi a saída do setor para adequar seu posicionamento a esse novo modelo”, avalia o CEO da Farma Ventures, Giovanni Oliveira.

Fonte: Jornal Dia Dia

×