fbpx
Pretende parar de usar anticoncepcional? Saiba quais os possíveis efeitos no organismo
10 dez, 2019
Astellas Farma Brasil anuncia os vencedores do Prêmio Astellas Oncologia “C3 Prize”
10 dez, 2019

SEO Local – Sua farmácia no Google

Por Carlos Soccol*

Uma técnica que pode incrementar seu negócio

Em termos de números, o varejo farmacêutico está em alta no Brasil. Dados recentes mostram crescimento e consolidação desse mercado, mesmo durante a atual crise: de 36 bilhões de faturamento em 2013, para 57 bilhões em 2018! Além disso, o Brasil se tornou o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Olhando para esses números, fica impossível acreditar em crise no setor, mas então por que várias farmácias estão relatando queda nas vendas?

Quando um nicho de mercado cresce, como o varejo farmacêutico, vem com esse salto o indispensável aumento da qualidade e a consequente competitividade.

Ao mesmo tempo em que novas farmácias e drogarias se modernizam e conseguem chamar a atenção do consumidor, outras ficam paradas no tempo. E não adianta, nesse caso, pôr a culpa na “crise”.

Existem vários motivos que fazem uma farmácia perder vendas e clientes. Alguns fatores de atração para o cliente são básicos e primordiais, como um bom layout da farmácia, bons preços e um bom marketing para farmácia. Mas, neste artigo, iremos focar no que, provavelmente, é a principal causa de perda de mercado para algumas farmácias pequenas e médias.

E é algo que a maioria ainda não conhece – ou não está dando a devida atenção.

Desvendando a causa: a principal razão da queda de vendas em farmácias

A forma como o consumidor pesquisa interage com estabelecimentos físicos mudou. Não existe mais fidelidade, existe facilidade – as pessoas querem encontrar a solução para o seu problema com o menor esforço possível!

Hoje, 56% das vendas que acontecem no varejo físico começam com buscas na internet! E mais: 76% das pessoas que fazem essas buscas visitam a loja física no mesmo dia!

Isso significa que, em média, somente 44% dos clientes vão até uma loja sem antes ter pesquisado na internet.

Antes de ir pessoalmente ao local, as informações que as pessoas mais buscam na internet dizem respeito a preçosinformações/descrições dos produtos procurados, disponibilidade em estoque, etc.

E o grande responsável por estas buscas é o Google. Mais de 90% das buscas na internet são feitas pelo Google.

Você quer continuar contando com a pequena parte das pessoas que ainda não pesquisam na internet antes de ir a uma farmácia? Eu não contaria com isso.Será que sua farmácia está preparada para o que vem pela frente?

O que você pode fazer por sua farmácia, então?

Para ter chances de prosperar em um mundo onde a maior parte das compras começa online, será preciso:

  • Sua farmácia ranquearno topo do Google, para pesquisas de pessoas que residem na mesma cidade de sua farmácia
  • Sua farmácia precisa ter um excelente site otimizado para Google (SEO local – aprenda essa técnica a seguir), e, de preferência, que o site esteja integradoaos produtos/estoque da sua loja física.
  • Sua farmácia precisa ter muita qualidade em ferramentas de rede como: Google Business, Facebook, Instagram e WhatsApp Business;

Google para farmácias: como ranquear bem com a técnica de “SEO local”

SEO significa “Search engine optimization”. No bom português, “otimização para mecanismos de busca”.“SEO local” é a otimização para as buscas locais. Ou seja, para seu estabelecimento/site ficar mais bem posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade.

Antes de aprofundar em técnicas de SEO Local para farmácias, vamos entender como funciona o Google.

Google é o maior buscador do mundo, é por meio dele que a maioria das pessoas hoje encontra soluções e estabelecimentos para visitar/comprar.

Sua farmácia precisa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa para a sua cidade – do contrário, você vai perder a chance de atrair mais clientes e perderá 56% de consumidores!

Mas, afinal, como ranquear bem no Google?

Pra começar, se a sua farmácia não possui um bom site, esqueça qualquer chance efetiva de sucesso no Google. Para entender como se posicionar bem no Google, é preciso entender como o Google funciona e qual é a sua missão.

 

Missão do Google

O Google quer compilar informações relevantes aos seus usuários. O buscador quer resultados de pesquisa que satisfaçam o anseio das pessoas. E é por isso que seu negócio precisa se moldar: ser e parecer RELEVANTE para o Google (e, por consequência, para as pessoas).

Como tornar sua farmácia relevante para o Google?

Um algoritmo é a junção de processos e fórmulas de linguagem de programação desenvolvidas para resolver problemas, criar programas de computador e uma série de tecnologias. O Google tem um algoritmo que faz uma varredura automática por todas as páginas publicadas na web, sites e afins.

Com isso, começa a considerar os termos  que você usou em seu site, para classificar em quais graus de importância de retorno de pesquisa o site deve estar. Estes termos são palavras-chave que constam no seu site, desde as que estão na URL (domínio) até os termos que estão dentro dos textos do seu site.

Google Meu Negócio

É uma ferramenta que serve para facilitar a forma de como uma empresa é encontrada no Google. Em formato de display, essa ferramenta concentra dados como nome da empresa, avaliações, telefone e endereço.

Exemplo: Google Business da MyPharma

O Google Business tem papel fundamental para uma farmácia. Se bem configurado e editado, essa ferramenta pode dar maior relevância ao seu negócio no Google, em comparação à concorrência.

Melhorando o SEO local da sua farmácia com um Blog

Criar conteúdo por meio de textos e artigos é uma das melhores formas de ganhar autoridade e tráfego por meio do Google. No entanto, para escrever artigos, além de precisar ter um Blog, você vai precisar estar atento a algumas regras, como:

  • Focar em um termo chave: antes de escolher a pauta de um artigo de forma aleatória, procure saber o que seu público está pesquisando no Google. Uma boa ferramenta gratuita para fazer isto é o
  • Não usar sentenças longas: sentença de um texto é a frase que, dentro de um parágrafo, vai de um ponto (.) até outro ponto. Procure não utilizar sentenças com mais que 20 palavras entre os pontos.
  • Parágrafos longos: parágrafos longos tornam a leitura chata e cansativa para o usuário, e o Google entende isso.

Redes sociais como auxiliares

O que você escreve nas publicações das suas páginas do Facebook e Instagram não contam pontos de SEO, pois o Google não considera os textos HTML de dentro dessas redes.

No entanto, como estratégia de marketing digital, é fundamental que você faça um bom trabalho nessas plataformas.

Papel do WhatsApp Business para o SEO Local da sua Farmácia

WhatsApp Business foi criado como uma versão incrementada do WhatsApp, para pequenas e médias empresas usarem. Além de ser gratuito e fácil de configurar, basta baixá-lo na Google Play ou App Store, instalá-lo no celular da sua farmácia e começar as configurações.

Conclusão – A solução!

Nós acreditamos que você, proprietário ou gestor de farmácia, deve estar atento às mudanças de mercado que estão ocorrendo para não correr o risco de ver sua farmácia ficar no passado.

Tendo isto em vista, a MyPharma desenvolveu uma plataforma moderna de criação de sites de customizados de delivery online para farmácias e drogarias, que já vêm 100% otimizados para SEO local.

 

*Carlos Soccol é cofundador da MyPharma

×