fbpx
Ciclo menstrual: a verdade sobre menstruação e saúde mental
27 dez, 2019
4 atitudes simples para garantir um ano zen no trabalho
02 jan, 2020

Sedentarismo de jovens pode aumentar letalidade futura de doenças cardiovasculares

Ao analisar indicadores de estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) alerta sobre a necessidade de governos, sociedade e famílias buscarem soluções para o problema
Estudo da OMS, publicado em The Lancet Child & Adolescent Health em 21 de novembro, que abrangeu informações de 1,6 milhão de estudantes, de 11 a 17 anos, colhidas, entre 2001 e 2016, em 146 países, revela que 85% das meninas e 78% dos meninos brasileiros são sedentários. “São números bastante alarmantes”, salienta Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp, manifestando sua preocupação com os jovens do País: os do sexo masculino apresentam a mesma média global de inatividade física. Entretanto, dentre as mulheres, a relação é de nove a cada dez, ou seja, 90%.

Dr. Saraiva lembra que a prática regular de exercícios, de pelo menos uma hora diária para os jovens, conforme recomenda a OMS, é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades crônicas não transmissíveis, responsáveis por 71% de todas as mortes no Planeta, incluindo os óbitos de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

“Estes dados constam de conteúdo veiculado pela OMS em junho de 2018, no qual a instituição já alertava que 80% dos jovens estavam sedentários”, revela o cardiologista, enfatizando outro alerta da publicação: “O sedentarismo é mais do que um desafio para a saúde. Seus custos financeiros também são enormes. Globalmente, a inatividade física custa 54 bilhões de dólares em assistência médica direta. Do montante, 57% ficam a cargo do setor público. Outros 14 bilhões em perdas econômicas são atribuídos a quedas de produtividade”.

Enfatizando a prioridade de preservar a saúde e a qualidade da vida, na presente e nas futuras gerações, Dr. Saraiva observa que as famílias precisam estimular os jovens a praticarem exercícios, inclusive com bons exemplos, considerando que, também entre os adultos, o sedenarismo tem efeito bastante nocivo. “Além da melhoria da qualidade da vida durante a juventude, a atividade física contribuirá para que não se agrave no futuro a quantidade de mortes pelas doenças cardiovasculares, que já são as mais letais no Brasil e no mundo”.

Sedentarismo e obesidade
O presidente da Socesp lembra, ainda, recente dado do Ministério da Saúde, de que 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos são obesas. Este problema é uma das consequências nocivas do sedentarismo, somado a maus hábitos de alimentação, constituindo um conjunto grave de fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

“Por isso, é crucial, desde os primeiros anos de vida, ensinar bons hábitos, cuidar muito bem da alimentação, sono e atividades físicas dos filhos, já que costumes desenvolvidos na infância tendem a permanecer durante toda a vida”, recomenda o presidente da Socesp, citando estudo realizado pela entidade com crianças e adolescentes na cidade de Campinas: 32% deles tinham sobrepeso a partir dos sete anos. “O mais grave, segundo as projeções, é que, sem mudanças de hábitos, incluindo o combate ao sedentarismo, em menos de uma década a obesidade poderá atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil”, conclui o médico.

Sobre a SOCESP
A Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

×