fbpx
Varejo farma: com crescimento de dois dígitos em 2022, deve repetir desempenho em 2023
03 jan, 2023
Primeiro medicamento injetável contra a obesidade
03 jan, 2023

Ouça bem Por dentro do ouvido no Verão

A woman having her ear examined with a special tool

O contato frequente com a água do mar e de piscinas pode ocasionar a chamada otite de verão, com sensação de ouvido tampado e perda de audição. Como prevenir? Como tratar?

Quando os termômetros alcançam seus picos de temperatura, na estação mais quente do ano, ir à praia ou à piscina se torna um programa irresistível. Mas esse momento de lazer e relaxamento, na melhor acepção do termo, requer cuidados preventivos – particularmente em relação aos ouvidos. De acordo com os otorrinolaringologistas, o período pode ser trauatizado pela chamada otite de verão. Também chamada de otite externa, ela pode ser causada pelo contato prolongado com água do mar, rio e piscina. “Como o canal auditivo é bastante estreito, a água entra e não seca totalmente, deixando a pele muito úmida e gerando fissuras que levam às infecções”, explica Maura Neves, doutora pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP.

Além do contato com a água, as pessoas acabam se tornando mais suscetíveis à otite externa quando involuntariamente causam algum trauma na orelha – fazendo uso de cotonetes e outros objetos, como palitos, grampos e tampas de caneta , para cutucá-la. O traumatismo na região associado à retirada do cerume, secreção que serve para proteger o canal auditivo, pode potencializar a ocorrência da otite de verão. Além disso, eczema, descamação no conduto auditivo externo, alergias e psoríase também estão relacionados a essa condição.

Sintomas da otite de verão 

O diagnóstico final da otite externa demanda avaliação médica para que o paciente possa passar pelo tratamento adequado – a automedicação é, portanto, desaconselhada. No entanto, suspeita-se dessa forma de otite a partir de alguns sintomas apresentados pelo paciente, como:

° Sensação de ouvido tampado

° Perda de audição

°  Dor aguda

°  Zumbido

° Tontura

° Febre

“Na maioria dos casos, a perda auditiva é transitória e o paciente volta a ouvir normalmente no final do tratamento. Porém, há casos em que o tímpano é perfurado e a perda auditiva pode perdurar”, alerta a Dra. Maura.

Tratamentos

Para reverter a situação, é importante que o paciente procure um especialista, ou seja, um otorrinolaringologista – só assim receberá a orientação adequada para tratar a otite de verão. Normalmente, o tratamento é feito com remédios prescritos pelo médico e, dependendo da gravidade do quadro, recomenda-se que o indivíduo fique em torno de dez dias longe da água do mar, bem como de piscinas. Caso o tratamento não seja feito corretamente, a situação pode complicar. “Ela pode evoluir para piora do quadro infeccioso, com infecções maiores e mais profundas e até mesmo com lesões ósseas e cartilaginosas. Além disso, a otite pode resultar em problemas na audição, zumbido e sensação de abafamento”, detalha a Dra. Roberta Pilla, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – ABORL-CCF

Dicas para prevenir a otite de verão

Com a consciência de que o problema pode atrapalhar momentos quase sagrados de lazer, é importante agir na prevenção do problema. Para isso, a Dra. Maura lista seis dicas de como evitar a otite de verão – que podem ser transmitidas aos clientes da farmácia pelo farmacêutico.

Após nadar, seque os ouvidos com a ponta de uma toalha

Se sentir presença de água dentro do conduto, deite a cabeça de lado e encoste a orelha em uma toalha para a saída do líquido

Se a água não sair e houver secreção no ouvido, escura ou amarelada, é preciso procurar um otorrinolaringologista

Evite o uso de hastes flexíveis dentro do ouvido: elas servem apenas para limpar a parte externa da orelha e não devem ser introduzidas no canal auditivo

O ouvido úmido pode causar coceira, mas é extremamente importante não colocar nenhum tipo de objeto dentro do ouvido para aliviar a sensação. É preciso prestar atenção principalmente nas crianças, para que não se machuquem com o uso desses instrumentos por sua conta

Em caso de dores, não se deve pingar remédios caseiros. Apenas o médico poderá dar a orientação adequada.

×