fbpx
Saúde renal para todos: Dia Mundial do Rim (10/03)
10 mar, 2022
ABCFARMA e SINCOFARMA-SP na Abradilan Conexão Farma
11 mar, 2022

São Paulo inaugura programa que plantará um milhão de árvores pelo Brasil 

União Química, em parceria com a ONG Ipê e o Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, já começa a plantar 100 mil mudas de árvores nativas no estado 

No próximo domingo (13) o Parque do Ibirapuera inaugura uma iniciativa que vai plantar um milhão de árvores nativas pelo país. O Raízes da União, da farmacêutica União Química, irá investir R$ 30 milhões no plantio de mudas onde estão localizadas suas unidades industriais: São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. O estado paulista é o ponto de partida: 100 mil mudas serão plantadas na região do sistema Cantareira, principal fonte do abastecimento de água de São Paulo.

Quem passar pelo parque pode participar da ação. Serão distribuídas 2.000 mudas de árvores nativas para marcar o início do programa no estado. Durante o programa, a ONG IPÊ irá fazer todo o acompanhamento do desenvolvimento das mudas, um processo que dura 24 meses até que elas se integrem ao ecossistema. Ao todo, serão entre 70 e 80 espécies de árvores nativas plantadas na área de preservação permanente de Atibainha, em Nazaré Paulista, parte do sistema Cantareira. Entre as diversas espécies estão os tipos de  Ipê, a Suinã e árvores frutíferas como Jabuticabeira e Pitangueira.

“Essa parceria tem um significado muito importante para nós, que estamos em um grande esforço para regenerar a Mata Atlântica do Sistema Cantareira. Serão 100 mil árvores que irão nos ajudar a melhorar a qualidade da água e também a recompor a biodiversidade em uma área estratégica ecologicamente, que abriga espécies ameaçadas e vulneráveis e que também é fonte de vida para milhares de pessoas. Esse é um movimento conjunto, em parceria, porque sabemos da importância da atuação em rede pela conservação da natureza”, explica Suzana Machado Pádua, presidente da ONG Ipê.

Outro aspecto importante no esforço para a restauração das florestas está na sociedade, por isso o Programa Raízes da União também terá como parceiro o Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, que irá proporcionar formação para professores e alunos da rede pública de Guarulhos, Taboão da Serra e Embu-Guaçu, cidades onde a companhia possui suas unidades industriais no estado de São Paulo.

“Nosso objetivo é criarmos cidadãos ativos, que são coautores na realidade onde estão inseridos. Queremos sensibilizar educadores, crianças e suas famílias para realizarem as melhores escolhas para eles e para o planeta”, finaliza a dra. Monica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental.

Todas essas iniciativas fazem parte da comemoração dos 85 anos da farmacêutica União Química, que para celebrar uma data tão importante criou um programa com a mesma relevância.

“A saúde inclui diversos aspectos, inclusive a questão ambiental, fundamental na construção de uma sociedade saudável. O programa Raízes da União é nossa maneira de contribuir e queremos cada vez mais fortalecer laços, firmar parcerias e trabalhar para que as mudanças que precisamos possam acontecer.  Essa é uma iniciativa que passa por todos nossos colaboradores e isso nos enche de orgulho”, destaca Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.

 

×