fbpx
Biolab marca presença na Bio International Convention 2019
13 jun, 2019
ABCFARMA no evento Beleza do Bem
15 jun, 2019

Resistência que custa vidas

Recentemente um dos porta-vozes mundiais do movimento anti-vacina ficou quatro dias internado após contrair catapora. Depois de passar por tratamento, o político italiano Massimiliano Fedriga, afirmou que não apoiará mais a causa.

O episódio em questão traz à tona uma profunda e, provavelmente, interminável discussão sobre a colaboração de cada indivíduo da sociedade na prevenção de doenças.

A medicina existe para curar. E mais do que isso, ela objetiva a promoção da saúde de todas as pessoas do mundo. Tendo essa finalidade em vista, o estudo da medicina só terá cumprido sua missão na Terra quando todas as doenças forem passíveis de prevenção e/ou cura. Embora (sejamos realistas) essa meta seja praticamente inatingível, um sonho muito distante.

Para trilhar este longo caminho, aqueles que se dedicam a essa ciência encontraram nas vacinas uma forma de prevenir doenças que até pouco tempo atrás levavam a óbito milhares de pessoas ao redor do mundo.

Com os exames laboratoriais não é diferente. Eles foram criados e são constantemente aprimorados com o intuito de auxiliar na prevenção e controle de várias patologias. Ou, pelo menos, para promover o diagnóstico precoce e aumentar as chances de tratamento e cura.

Não é incomum encontrarmos pessoas resistentes e até mesmo contra a realização de exames. No Brasil, embora este seja um “movimento” ainda muito mais tímido do que o anti vacinas, é igualmente perigoso. Uma sandice que coloca em risco a saúde de toda sociedade.

Os “anti exames” tem apoio e até mesmo incentivo de figuras chave no sistema de assistência à saúde. Como autoridades governamentais que, frequentemente, afirmam que exames com resultados normais são um gasto desnecessário, um desperdício.

O alegado grande número de exames com resultados dentro do padrão não pode ser considerado como um sinal de que exames estejam sendo solicitados sem indicação correta. Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial já aderiu ao programa Choosing Wisely Brasil. O objetivo é orientar os profissionais da área sobre o uso racional dos exames, através de uma lista de recomendações.

Em tempos de medicina preventiva, somados à malfadada medicina defensiva, é de se esperar que exames com finalidades de excluir potenciais problemas sejam incluídos às listas de testes solicitados por especialistas. Portanto, resultados de exames dentro do padrão de normalidade devem ser comemorados. Afinal, já há vasta literatura comprovando que o custo da realização de exames laboratoriais para prevenção é infinitamente menor do que o custo observado para tratamento de uma doença.

Não só o custo financeiro deve ser avaliado nestes casos. Caso não sejam detectadas, as doenças que podem ser prevenidas através de vacinas e identificadas por meio de exames laboratoriais, podem causar sequelas graves ou até mesmo levar pessoas a óbito. Consequências que nem todo o dinheiro do mundo consegue reparar.

Prevenir doenças é um dever coletivo. Assim como as vacinas, os exames laboratoriais preventivos salvam vidas. O papel dos profissionais atuantes no setor é trabalhar para que movimentos de resistência levianos, sem embasamento técnico e científico não vitimizem pessoas que podem ser tratadas e curadas.

Por: Wilson Shcolnik 

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

 

×