fbpx
Autoridades reguladoras se reúnem em Brasília
01 dez, 2022
Dezembro laranja: Câncer de pele – 10 fatores de risco
02 dez, 2022

Remédio é melhor em comprimido, drágea ou cápsula? Entenda diferenças.

Existem diversas formas de se apresentar um medicamento: injeção, xarope, pílulas, aspirável… Quando falamos na administração sólida, existem três tipos que parecem muito semelhantes, mas só na aparência mesmo: comprimido, cápsula e drágea.

Existe um melhor ou mais eficaz do que o outro? Primeiro, é preciso entender o que significa cada um e o que muda entre um e outro:

  • Comprimido: são obtidos pela compressão, em equipamento específico, dos fármacos e de adjuvantes adequados. Essa apresentação possibilita diversos formatos;
  • Drágea: é um tipo de comprimido, mas é revestido de açúcar e corante (processo chamado de drageamento);
  • Cápsula: é quando o princípio ativo é revestido de um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados.

Cada um deles tem uma indicação específica para ser usado, que depende de diversos fatores como as características físico-químicas do fármaco, o tempo de início da ação esperada para o mesmo, as características da fisiologia do ser humano, etc.

Por exemplo, para um idoso pode ser muito mais simples tomar a dipirona em forma de drágea em vez de comprimido, pois a primeira é mais lisa e facilita a deglutição. Tudo isso deve ser levado em conta pelo médico e o farmacêutico. Entenda melhor as indicações de cada formato:

Quando é melhor usar comprimido?

Normalmente, os comprimidos funcionam melhor para medicamentos que possuem ação por via oral, resistem às enzimas digestivas e não sejam degradados e inativados por elas ou totalmente metabolizados na primeira passagem pelo fígado. Existem diversos tipos de comprimidos: de ação lenta/prolongada, mastigáveis, efervescentes, de revestimento entérico e sublinguais.

Entre suas vantagens estão:

  • Boa estabilidade físico-química;
  • Simplicidade e economia na preparação;
  • Precisão na dosagem;
  • Fácil administração.

No entanto, o problema que apresentam é a impossibilidade de ajuste de dose, como é possível fazer com a cápsula.

Quando a drágea é a melhor escolha?

As drágeas são mais fáceis para serem engolidas, além de possuírem o revestimento de açúcar, que mascara sabores e odores desagradáveis de alguns princípios ativos. Além disso, ela é indicada para fármacos que oxidam com mais facilidade.

No entanto, fazer esse tipo de revestimento tem sido considerado uma tecnologia ultrapassada, já que é um processo caro, depende muito da habilidade de quem o realiza e pode resultar em drágeas com diferentes dimensões e pesos, mesmo que no mesmo lote.

Quando a cápsula é a melhor opção?

As cápsulas podem ser moles ou duras: as primeiras recebem medicamentos em formado de óleo ou outras formas não sólidas, enquanto as últimas recebem o medicamento em pó. Elas são muito usadas em farmácias de manipulação, já que permitem a inserção de diversos princípios ativos em quantidades personalizadas, algo que o comprimido não permite.

No entanto, elas têm o problema não poderem ser divididas e precisarem de mais de uma se o princípio ativo for muito volumoso. Além disso, não são tão fáceis de deglutir para idosos e crianças.

Cuidados ao armazenar esses medicamentos

Independentemente do formato do seu medicamento, existem alguns cuidados para consumi-los e armazená-los adequadamente:

Sempre mantenha-os em locais secos e longe do calor e da exposição da luz solar;

Verifique sempre a validade do remédio antes de consumi-lo;

Certifique-se de que a embalagem está lacrada e possui a “raspadinha de segurança”, ou seja, uma parte da embalagem onde raspando-se com um objeto metálico pode-se observar a logomarca da empresa.

Fonte: Uol 

×