Associação confirma tendência de que os homens estão cada vez mais preocupados com os cuidados pessoais e mantém empresas atentas ao seu comportamento de consumo |
Preocupado com a saúde e com o bem-estar, o público masculino vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, fazendo com que as empresas do setor concentrem sua atenção neste nicho, principalmente às vésperas do Dia dos Pais.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), este segmento obteve uma ampliação da cesta de compras. As vendas que antes eram mais concentradas em desodorantes, lâminas de barbear e perfumes, agora envolvem outras categorias, como xampus e finalizadores para os cabelos e os artigos destinados aos cuidados com a barba. “O interesse dos homens por produtos específicos para as suas necessidades vem aumentando a cada dia por entenderem que o cuidado pessoal contribui para se ter mais saúde, bem-estar e autoestima”, explica o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio. A onda de barbearias é um sinal de que o público masculino também tem buscado serviços exclusivos. Além disso, os frequentadores destes estabelecimentos ainda esperam ser atendidos por profissionais devidamente capacitados, que tratam do cabelo e da barba e dão boas dicas de cuidado e produtos para uso em casa. Atentas aos movimentos de mercado, as empresas do setor já desenvolvem itens destinados especialmente a este público. Exemplo disso é a maior oferta de produtos que, em sua formulação, levam em conta as características do homem, já que sua pele tende a ser mais oleosa do que a das mulheres, por exemplo. “A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos acompanha as tendências do mercado masculino e oferece cada vez mais produtos capazes de satisfazer as diferentes preferências e necessidades do consumidor”, afirma Basilio. |