fbpx
ESPM e Sincofarma-SP, apresentam a nova era do varejo farma
11 nov, 2022
Prêmio Destaque Ascoferj anuncia vencedores da 15ª edição
11 nov, 2022

Teste de PSA na farmácia: tiramos todas as dúvidas

Por: Celso Arnaldo Araujo

 

Ricardo Scaroni – Diretor de Operações Comerciais da MedLevensohn, fabricante do teste capaz de dar pistas seguras e precoces sobre a existência de um câncer de próstata entre clientes da sua farmácia – esclarece tudo o que é preciso saber sobre o PSA

 

Nesses dois anos de mercado, que balanço você faria da eficácia e das vantagens do teste rápido PSA MedLevensohn?

Acreditamos que o MedTeste PSA é uma ótima solução, no que se refere à acessibilidade e qualidade para esse tipo de exame. No entanto, ele não elimina a necessidade do exame de toque retal. O MedTeste PSA é uma excelente ferramenta de rastreio, que possibilitará, inclusive, que farmácias atuem de forma ainda mais presente em políticas de saúde preventiva.

O teste rápido não é barato. A procura nas farmácias tem alcançado as expectativas da empresa?

À medida que a cultura da testagem rápida for evoluindo, os testes vão alcançar preços cada vez mais acessíveis. Mas, mesmo com um valor que pode ser ainda considerado elevado, diante da conveniência e segurança que ele oferece ao consumidor, acreditamos que ele seja acessível para uma parcela importante da população. A procura nas farmácias caminha para alcançar as nossas expectativas e, nesse sentido, vale ressaltar que o país ainda carece de uma legislação mais clara e que dê mais segurança aos estabelecimentos para realizarem esse procedimento em larga escala, o que impacta no volume de comercialização dos testes.

Além do tempo de realização e de resultados à mão, sem precisar retornar ao local da coleta, quais as vantagens desse teste em relação à medição do PSA por um exame de sangue convencional?
A precisão do MedTeste PSA pode ser mencionada como a grande vantagem adicional do produto, além do rápido resultado. Os resultados são seguros: o MedTeste PSA tem sensibilidade de 98,9% e especificidade de 98,6. O exame é um indicador de risco, que mostra se o paciente pode desenvolver o câncer de próstata. A prevenção e/ou diagnóstico precoce são os melhores caminhos para vencer a doença. Portanto, o teste é mais um apoio importante e prático para os pacientes e médicos.

Presumo que o teste só seja feito em farmácias mediante prescrição médica. Alguma outra exigência legal ou sanitária?

Não é necessária uma prescrição médica para a realização do MedTeste PSA. Na verdade, ele é um procedimento preventivo, que todo homem deve estabelecer como uma rotina para o monitoramento da própria saúde.

Quantas farmácias, aproximadamente, oferecem a opção do teste em todo o país?

Não muitas, ainda. Mas, acreditamos que o número seja crescente e que a partir da portaria RDC 344 esse número crescerá exponencialmente. É importante lembrar que a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza o rastreio populacional do PSA e as farmácias podem ser a solução perfeita nesse processo.

Para realizar o teste, a farmácia precisa contar com o chamado “consultório farmacêutico”?

É indispensável.

A coleta do sangue para o teste é venosa ou por punção digital?
É possível utilizar os dois métodos. O MedTeste PSA pode reagir com sangue total, soro ou plasma.

O único profissional autorizado a fazê-lo é o farmacêutico?

Qualquer profissional de saúde está habilitado para fazer o teste. Ele é de fácil manuseio e interpretação.

O resultado do teste sai em quanto tempo?

O resultado sai em 10 minutos e, basicamente, vai indicar os seguintes parâmetros:

  • Menor que 3ng/mL – baixo risco para desenvolvimento de câncer de próstata;
  • Entre 3 e 10ng/mL – risco de câncer de próstata pode atingir 25%;
  • Maior que 10ng/mL – risco de câncer pode ser superior a 50%.

O resultado é entregue ao paciente ou enviado ao médico?

Isso fica a critério do paciente; podem ser utilizadas as duas formas. Contudo, é recomendado que o profissional que realize o teste oriente o paciente, a partir do resultado obtido, a procurar seu urologista ou não. Tudo vai depender do resultado apresentado.

Se o paciente sondar o farmacêutico a respeito do índice aferido no exame, ele pode fornecer alguma informação sobre o significado do número? Ou esse papel cabe exclusivamente ao médico?

O farmacêutico está habilitado a interpretar e orientar o paciente a respeito do resultado obtido no exame.

A precisão diagnóstica dos valores do PSA, que no começo eram tidos como absolutos, hoje tem sido relativizada – um PSA mais alto que a faixa normal nem sempre é certeza de câncer. Os urologistas ainda veem o PSA como um teste complementar muito eficiente para a detecção precoce do câncer de próstata?

É uma questão mais técnica. No entanto, acreditamos que os urologistas estejam, sim, nessa linha de pensamento. O fato é que o diagnóstico precoce é sempre muito importante para o tratamento e, efetivamente, salva vidas.

A linha MedTestes inclui itens que detectam HIV e dengue. Há algum outro teste dessa linha no cenário da empresa?

A MedLevensohn conta com o mais completo portfólio de testes rápidos do mercado brasileiro. Já são mais de 50 testes registrados para diversas patologias e 40 já em estoque, à disposição do mercado (diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia etc.), para atender a farmácias, hospitais, laboratórios e distribuidores, imediatamente.

MedTeste PSA da MedLevensohn 

 

×