fbpx
Medicamentos de uso humano podem ser isentos de tributação no Brasil
12 mar, 2019
1 em cada 10 brasileiros terá doença renal crônica ao longo da vida
14 mar, 2019

Programa Somar de pacientes em tratamento com hormônio do crescimento bate recorde em atendimentos

O programa da Sandoz de orientação a pacientes diagnosticados com déficit de crescimento, o Somar, alcança mais de 2,5 mil pacientes em tratamento. Em 2018, houve um crescimento de 37% no número de pacientes beneficiados em relação ao ano anterior.

O objetivo do Programa Somar é dar suporte  a famílias de crianças e adolescentes em tratamento com o hormônio de crescimento da Sandoz. São oferecidos serviços gratuitos especializados e um acompanhamento periódico durante toda a jornada do tratamento, facilitando e apoiando cada etapa do processo. Desse modo, é possível assegurar o uso correto e seguro do medicamento, um produto biológico injetável, administrado através de uma caneta aplicadora de alta tecnologia – uma inovação da Sandoz desenvolvida especificamente para pacientes em uso de hormônio de crescimento.  A média de crescimento anual de pacientes pediátricos com deficiência de GH em tratamento com o hormônio de crescimento da Sandoz é de 8,7 cm2.

O serviço especializado oferecido pelo Programa Somar é feito por enfermeiros capacitados e habilitados para dar orientações sobre o manuseio do produto. Os profissionais visitam os participantes do programa em casa em todo território nacional ou através de conferências via web, contato que facilita a compreensão de como é realizada a aplicação do hormônio de crescimento – a ideia é dar autonomia da aplicação a todos os envolvidos, tanto pacientes como familiares. Essa contato próximo é o grande responsável pela marca atingida recentemente.

Sobre o déficit de crescimento

O crescimento é um fenômeno biológico com grande influência genética. No entanto, fatores do ambiente, como má alimentação, situações de estresse ou doenças podem influenciar o desenvolvimento dos pequenos.

Há ainda crianças que apresentam deficiência na produção do chamado “hormônio do crescimento”, que desempenha um papel central no crescimento dos ossos, músculos e tecidos. Quando o organismo não produz esse hormônio naturalmente, surge a necessidade de iniciar um tratamento medicamentoso, com injeções de hormônio do crescimento. O hormônio de crescimento recombinante ainda é aprovado para indicações onde a criança não cresce, apesar de não haver deficiência hormonal (síndromes genéticas e crianças com baixa estatura que nasceram pequenas para idade gestacional, entre outras), e também para adultos com deficiência de hormônio de crescimento.

Referências

1 Dados internos Sandoz Brasil

2 López-Siguero J, Pérez MVB, Balser S et al.. Long-term safety and efficacy of the recombinant human growth hormone Omnitrope(R) in the treatment of Spanish growth hormone deficient children: results from a phase III study. Adv Ther 2011; 28(10):879-893

3 Kato Y et al. Intern Med 2002; 41:7-13;

4 Bula do produto Sandoz Omnitrope® (somatropina). Disponível em

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10386322015&pIdAnexo=2969099

 

×