fbpx
MARSI, lesões de adesivos. Como evitar e tratar?
13 set, 2022
Conselhos farmacêuticos: como evitar a interação medicamentosa?
14 set, 2022

Primeira farmácia do Brasil especializada em cannabis medicinal é inaugurada no Paraná

Em agosto último, em Maringá, no Paraná, foi feito o lançamento da Farmácia Cannect – a primeira especializada em cannabis medicinal no Brasil – e autorizada pela Anvisa. A Cannect, empresa responsável pelo estabelecimento farmacêutico e que já pode ser considerado um marco no Brasil, pretende facilitar o acesso aos produtos canabinoides à população da região, presencialmente, e a todos os pacientes, online.

Segundo o Sechat, maior portal do Brasil sobre assuntos relacionados à cannabis medicinal, a Cannect é tida como o maior marketplace da América Latina, possuindo um portfólio que coloca à disposição de seus clientes mais de 500 produtos derivados de cannabis para as mais variadas patologias e tratamentos, com preços que atendem a todos os bolsos. As linhas de cuidado foram formatadas para garantir a maior aderência possível a todas as terapêuticas propostas pelos médicos, tendo o cuidado de selecionar produtos seguros e eficazes que, acima de tudo, respeitem as normas estabelecidas pela Anvisa.

“Nós oferecemos um suporte amplo para o médico e, além disso, uma retaguarda assistencial para acompanhar todos os pacientes dando feedbacks para o médico de como o paciente está reagindo”, disse o diretor médico da Cannect, Rafael Pessoa, durante a inauguração.

Para atender as regras da Anvisa, a Farmácia Cannect precisava de uma sede física. No entanto, o atendimento dos pacientes pode ser feito on-line sem qualquer intervenção, o que permite alcançar pessoas de todo o país.

Segundo o diretor médico da Cannect, a farmácia não produz medicamentos, mas trabalha com farmacêuticas responsáveis, que têm em seus portfólios produtos aprovados pela Anvisa para comercialização. Qualquer pessoa que passar por uma consulta médica, onde foi prescrito algum produto à base de cannabis, pode procurar pela Farmácia Cannect presencialmente ou de maneira online por meio do endereço eletrônico www.cannect.com.br. Quem preferir ou não puder ir até Maringá também pode comprar o canabidiol via WhatsApp.

Desde 2014, a Anvisa autoriza a importação de alguns medicamentos feitos à base de cannabis no Brasil. Entre as condições que podem ter seus sintomas amenizados pelo uso de canabinóides, estão Mal de Parkinson, Alzheimer, câncer, fibromialgia, ansiedade, esclerose múltipla, dores crônicas, enxaqueca, paralisia cerebral, depressão, TEA – autismo, entre outras. Com seu uso, os pacientes podem ter a qualidade de vida aumentada significativamente.

Doenças Raras

A cannabis também surge como uma possível aliada para os pacientes com algumas doenças raras, já que, segundo alguns estudos, a planta demonstrou ótimo potencial terapêutico contra os sintomas e as complicações derivadas de seu desenvolvimento.

No caso da esclerose múltipla, por exemplo, análise feita pela Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), sugere que, embora o tratamento com canabinóides ainda não seja o de primeira escolha de muitos pacientes, a Anvisa já aprovou no Brasil a comercialização de medicamentos como o Mevatyl, a base de compostos canabinoides para tratar a espasticidade, um sintoma bastante comum em pacientes com essa condição.

Fonte: Farmácia Clinica

×