fbpx
Substâncias ilícitas podem causar problemas cardíacos
19 jun, 2019
Trabalhar a autoliderança dos gestores pode reduzir a Síndrome de Burnout nas equipes
24 jun, 2019

Por que não consigo vencer o efeito sanfona? As dietas da moda podem ser a resposta

Fitness salad and apple fruit surrounded by measuring tape on rustic wooden table. Mixed greens, tomatos, diet cheese, olive oil and spices for healthy lifestyle concept.

Famosas pelas promessas de emagrecimento rápido, planos alimentares sem embasamento científico e extremamente restritivos levam a recuperação de peso e são uma preocupação dos nutricionistas

O primeiro dia da semana costuma ser também o primeiro dia de uma nova dieta, uma nova esperança que promete eliminar muitos quilos em pouco tempo. Dieta da proteína, cetogênica, low carb, dukan… Apesar de comum a tantos brasileiros, essa prática tem chamado atenção de nutricionistas uma vez que os quilos perdidos costumam ser rapidamente recuperados, inclusive superando o peso anterior. Para fugir desse Efeito Sanfona, eles indicam a reeducação alimentar como o caminho ideal para alcançar o objetivo do emagrecimento de forma saudável e duradoura.

O ganho de peso, bem como a obesidade, são condições atreladas a diversos fatores que vão além da alimentação. O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, elenca fatores genéticos, psicológicos, emocionais, sociais e do ambiente em que vive como causadores do sobrepeso, além de dificultarem o emagrecimento. “É muito comum que os pacientes estejam expostos a mais de um desses fatores e sofram com essa dificuldade, o que pode fazer com que busquem por dietas da moda, sem indicação e acompanhamento de um especialista”, explica.

“A oscilação do peso, chamada popularmente de Efeito Sanfona, não só é ruim para o bem-estar, mas é comprovada cientificamente como um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2”. De acordo com um estudo conduzido por 16 anos com 3.678 participantes e publicado no Journal of Clinical Endocrinology e Metabolism, a flutuação do peso corporal está associada ao risco de desenvolver diabetes e eventos cardiovasculares1.

De acordo com Matheus, “geralmente, a recuperação do peso está relacionada a dietas restritivas porque, durante esse período, o indivíduo não assimilou hábitos saudáveis”. Ao finalizar a dieta, é retomado o consumo de alimentos calóricos e ultra processados em grande quantidade. A retomada dos quilos perdidos, muitas vezes superando o peso anterior, sempre foi uma realidade para a assistente administrativa de 27 anos, Sibele Teixeira. “Desde os 13 anos tento emagrecer, já fiz dietas e uso de medicações para ansiedade e emagrecimento. Sempre conseguia chegar ao peso, mas assim que interrompia, recuperava muito mais do que havia perdido”, compartilhar Sibele.

Em contrapartida a essa realidade, o Vigilantes do Peso tem como premissa três pilares que guiam o emagrecimento saudável e duradouro: uma alimentação equilibrada associada a atividade física e a mudança de mindset, onde o paciente preza pela sua qualidade de vida e passa a adotar um ponto de vista positivo, o que contribui para que faça escolhas melhores para sua alimentação e pratica esportiva, influenciando diretamente em seus resultados2. Sibele é a prova viva: “Após muito ouvir falar sobre o Vigilantes do Peso, eu resolvi tentar e, apesar de ainda estar no processo de emagrecimento, já vejo resultados. Já emagreci 27 quilos e estou cada vez mais próxima da minha meta. Dessa vez, justamente por pregar a reeducação alimentar, a mudança da relação com a comida e a forma como agimos, eu acredito que a minha chance de sucesso e de m anter o peso é infinitamente maior”.

Para fugir das ciladas, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre as dietas da moda:

Glúten Free
Com a ascensão da doença celíaca – reação imunológica ao glúten –, a exclusão de alimentos que contêm a proteína foi amplamente relacionada ao emagrecimento3. “Apesar de ajudar a eliminar alguns quilos no primeiro momento – devido ao corte instintivo de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, bolos – não é uma dieta que visa o emagrecimento e por isso, a longo prazo não é eficiente para a perda de peso. É comum a substituição por produtos “gluten free” que possuem a mesma quantidade de carboidratos, mas de fontes diferentes do trigo, por exemplo” comenta Matheus.

Jejum intermitente
Presente em diversas dietas, o jejum intermitente consiste em incluir períodos de 12 h até 24 horas seguidas sem se alimentar. Essa prática pode ser ruim pois, além de causar mal-estar físico acompanhado de tontura, dor de cabeça e desmaios, aumenta a chance de exagerar na quantidade e escolher opções menos saudáveis nas próximas refeições. Todo esse ciclo pode gerar ainda um comportamento compulsivo2.

Low carb
“Excluir essa classe de alimentos é um clássico das dietas da moda. Dietas low-carb devem ser feitas com acompanhamento de um especialista, pois restringem o consumo de carboidratos, principal fonte de energia de nossas células. Restrições desse tipo podem causar dor de cabeça, tontura, desmaios, mudanças de humor, constipação. O consumo de carboidratos não está relacionado ao ganho de peso – a OMS indica um consumo de 45-65% das calorias da dieta sejam provenientes dos carboidratos – normalmente esse se deve a quantidade ingerida”, explica o especialista.

Cetogênica
A dieta cetogênica consiste em um plano alimentar ultra low-carb associado a um consumo alto de gorduras e moderado de proteínas. Por ser complexa, é importante que tenha acompanhamento do especialista. “Manter uma dieta rica em gorduras e com poucos carboidratos é bem difícil a longo prazo. Carboidratos não são encontrados apenas em pães e massas, mas em frutas e verduras que trazem vitaminas e minerais, além de fibras. Um dos efeitos colaterais da dieta cetogênica é a constipação, justamente pela falta de fibra alimentar nessa dieta. Outro fator importante é o aumento do consumo de gordura saturada, que está relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.”

Substituição de refeições
A substituição de refeições por shakes e suplementos também é outra prática comum, mas uma alimentação equilibrada requer refeições completas compostas por alimentos frescos, sempre levando em consideração o valor nutricional3. O consumo desse tipo de produto deve ser avaliado e indicado por um especialista4.

Levando em consideração que a obesidade pode ter diversas causas5, o mais indicado para o seu tratamento é uma abordagem multiprofissional. Por isso o Efeito Sanfona é tão comum naqueles que não contam com o apoio necessário. “A alimentação é importante, mas não é a única resposta. Tanto a atividade física quanto a mentalidade (e, em certos casos, uma orientação psicológica também) são necessárias para buscar o objetivo do emagrecimento de forma saudável e duradoura”, reforça Matheus.

Sobre Vigilantes do Peso
O Vigilantes do Peso faz parte da WW, antiga Weight Watchers, empresa global de gerenciamento de perda e manutenção do peso com foco em bem-estar e saúde. Nós inspiramos milhões de pessoas a adotarem hábitos saudáveis para a vida real. Por meio de nossa engajadora experiência digital e Workshops presenciais, os Associados seguem nosso programa sustentável que engloba alimentação saudável, atividades físicas e uma mentalidade positiva. Com mais de cinco décadas de experiência na construção de comunidades e profunda expertise em ciência comportamental, nosso objetivo é oferecer bem-estar para todos. Para saber mais, visite vigilantesdopeso.com.br. Para mais informações sobre nossos negócios globais, visite corporate.ww.com.

×