fbpx
Farmácia com atendimento estendido é tendência que veio para ficar
07 jun, 2022
Inovação e tecnologia chegam ao mercado de Oral Care
08 jun, 2022

Os segredos das pessoas que falam e encantam os ouvintes

Por Reinaldo Polito

Já percebeu como algumas pessoas são sedutoras quando se expressam verbalmente? Em qualquer circunstância. Seja na reunião da empresa, nos palcos, proferindo palestras, nas rodas de amigos e familiares, nas conversas do dia a dia. São verdadeiros uirapurus, que, segundo a lenda, possuem o canto tão bonito que os outros pássaros emudecem ao ouvi-los.

Assim era, por exemplo, Joaquim Nabuco. De acordo com Afonso Celso, na sua obra “Oito anos de parlamento”, não havia quem se ombreasse a ele: “Mal o presidente proferia a frase regimental: tem a palavra o senhor Joaquim Nabuco, corria um calafrio pela assistência excitada; eletrizava-se a atmosfera”.

Nabuco falava e os ouvintes emudeciam

Celso relata ainda o que ocorria no parlamento ante seus discursos: “Mal descerrava os lábios, restaurava-se o silêncio. Nem era possível detê-lo. Continuasse o ruído, e a portentosa voz, a vertiginosa dicção de Nabuco prestes o abafariam”.

Assim são hoje também esses que falam e são ouvidos com admiração. Conseguem nos fazer entender a frase atribuída a Goethe: “A música seria a mais bela das artes se não fosse a oratória”.

Afinal, por que alguns conseguem nos hipnotizar com sua comunicação? O que há de diferente quando os comparamos com os que chegam até a provocar aversão ao discursar? Se analisarmos as características dos bons comunicadores, não encontraremos muitas semelhanças, pois cada um tem o seu próprio estilo de se manifestar.

A espontaneidade

Talvez aí já esteja o primeiro importante atributo dos bons oradores: possuem maneira única, inimitável no uso da palavra. Ainda que não se apresentem com as técnicas mais elaboradas da arte de falar em público, conseguem aflorar o que possuem de melhor no seu potencial, cultivando um jeito próprio, inigualável de se comunicar.

Por isso, ao buscarmos o aprimoramento dos nossos dotes comunicacionais, podemos até observar os exemplos dos melhores oradores que possamos encontrar, mas precisaremos fazer uso apenas dos atributos consonantes com o nosso perfil. Se copiarmos o modo como os outros se apresentam, seremos no máximo boas cópias. Se, entretanto, nos dedicarmos, nos desenvolvermos e respeitarmos o nosso próprio estilo, conquistaremos o melhor nível de comunicação a que poderíamos aspirar.

O interesse dos ouvintes

Outro traço marcante é que esses que nos envolvem com suas conversas e perorações sabem dizer o que exatamente desejamos ouvir. Ainda que o tema fuja do nosso campo de interesse, possuem a invejável habilidade de adaptar a mensagem para abordagens que possam nos atrair. Temos, assim, a impressão de que sairemos engrandecidos depois de ouvi-los.

Os arrebatadores de plateias jamais permanecem no limbo, na mesmice, na pasmaceira. Não, por mais insonso que possa parecer o assunto, conseguem vestir suas ideias com imagens criativas, conduzindo-nos para reflexões que nos entusiasmam.

Essa deve ser uma preocupação permanente em nossas apresentações. Devemos nos perguntar sempre: que tipo de alteração devo proceder na mensagem para que ela seja atraente e vá ao encontro do interesse dos ouvintes. Pequenos exemplos podem cumprir muito bem esse papel.

O bom desempenho seduz as plateias

O desempenho oratório também é fundamental para conquistar as pessoas. Entram nessa esteira um bom ritmo da exposição, com melodiosas alternâncias do volume da voz e da velocidade da fala. Em certos momentos o volume deve ser vigoroso, contundente, firme. Em outros, suave, sussurrante, convidativo. A velocidade jamais será contínua, pois precisará acompanhar e interpretar o sentimento característico da mensagem.

Da mesma forma, nenhum ouvinte deverá fazer esforço para compreender determinada palavra. Cada vocábulo precisa corporificar com perfeição as ideias comunicadas e considerar a capacidade de entendimento do público.

Os gestos harmoniosos, moderados, expressivos são essenciais para destacar e complementar as informações relevantes. Haverá momentos em que precisarão até substituir os termos que teimem em escapar da memória nos instantes em que o ritmo não possa ser quebrado, nem a concentração dos ouvintes perdida.

Um resumo

Esses são alguns dos principais predicados para quem deseja ser um comunicador eloquente, persuasivo e atraente: ser espontâneo na forma de se expressar. Ser atento ao interesse dos ouvintes. Ser criativo na maneira de transmitir as ideias. Ser competente no uso da voz, do vocabulário e da expressão corporal.

Não é simples, mas também não é impossível. Quem se dedicar com disciplina e empenho no aprendizado e aperfeiçoamento da arte de se comunicar irá superar suas dificuldades e poderá se transformar em excelente orador. Siga pelo Instagram: @polito

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no contatos@polito.com.br

×