fbpx
Secretaria da Fazenda de São Paulo prorroga correção tributária
09 fev, 2023
Chega ao Brasil teste que detecta e distingue três vírus respiratórios ao mesmo tempo
10 fev, 2023

Os 5 problemas de pele típicos do Verão

O mês do Carnaval é o auge do verão – e, sem dúvida, o período mais ingrato para a pele, o maior órgão do corpo humano, dos pés à cabeça. São raras as pessoas que, expostas mas não protegidas do sol, não notam diferenças estéticas em sua pele. E isso ocorre em decorrência de inúmeros fenômenos dermatológicos – entre estes, o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina, marca italiana de clinical skincare, selecionou os cinco problemas mais comuns e aqui apresenta soluções, para as quais as farmácias podem contribuir com bastante eficiência.

 

Acne Solar

Dizer que o sol melhora e seca a acne é um mito. Na verdade, o sol tende a estimular e agravar a acne. “As glândulas sebáceas, estruturas responsáveis pela produção de óleo da pele, quando expostas ao calor, passam a produzir ainda mais sebo. Com essa produção intensificada, aumentam também as chances de ocorrer o entupimento dos folículos, causando proliferação de bactérias, inflamações e, consequentemente, acne”, explica o farmacêutico. Além disso, o uso de protetores solares de má qualidade também piora o problema. Segundo o Dr. Maurizio, escolher um protetor solar com ingredientes limpos, livre de parabenos e derivados do petróleo, como o petrolato, ajuda a diminuir a obstrução dos poros – além, é claro, de proteger a pele dos raios UVA e UVB.

Manchas e melasma

São um dos vilões mais típicos entre os inimigos do verão. “A maioria das pessoas conhece os riscos da exposição solar e como isso pode causar o surgimento ou agravamento de manchas na pele – mas, ainda assim, muitos não fazem uso do protetor solar ou não se preocupam em fazer a reaplicação, a intervalos regulares. Esse descuido típico pode trazer sérias consequências para a saúde e a aparência da pele”, diz o especialista. Nesse caso, a melhor forma de prevenir e tratar o problema é fazer uso diário de proteção solar, dando preferência às opções de longa duração, como os que protegem por 12 horas. Assim, ao passar o protetor logo pela manhã, a pele estará protegida ao longo do dia e sem necessidade de tantas reaplicações.

Rosácea

A rosácea é uma alteração de pele que geralmente ocorre nas bochechas, com característica avermelhada. “As altas temperaturas do Verão podem salientar essa aparência, pois é o aumento da vascularização da região que contribui para a cor da rosácea. Para evitar que o problema se agrave, é fundamental a utilização diária do protetor solar, mesmo longe da praia e das piscinas”, defende o Dr. Maurizio. Segundo ele, para minimizar as rosáceas, é recomendável o uso de protetores solares físicos, criando uma barreira contra a absorção dos raios solares pela pele.

Pele seca

É muito comum a pele seca ser associada ao período de Inverno, mas o Verão também pode ocasionar o ressecamento. “Isso ocorre devido à exposição solar excessiva, sal, cloro, transpiração, entre outros fatores. Nesse caso, recomenda-se tomar bastante água, sucos naturais, além, é claro, de hidratar a pele com produtos específicos. A melhor indicação nesse caso, graças à sua textura leve e de rápida absorção, é o ácido hialurônico – que pode ser utilizado em séruns com ácido hialurônico na composição antes da aplicação do protetor solar”, explica o Dr. Maurizio.

Aumento da oleosidade

O calor tende a estimular o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso, é comum que pessoas de pele oleosa passem a sentir a pele do rosto ainda com mais oleosidade no verão. Nesse sentido, o Dr. Maurizio Pupo ressalta a importância de manter a hidratação da pele. “Vale ressaltar que pessoas com pele oleosa, geralmente, não possuem o hábito de hidratar a pele por medo do surgimento de acne. Porém, o uso de produtos específicos para esse segmento promove equilíbrio e diminui a produção de sebo”, finaliza o especialista.

 

Sobre a ADA TINA

ADA TINA é uma marca italiana de clinical skincare com alta concentração de ingredientes e eficácia incomparável. A marca ADA TINA tem o comprometimento com seu life concept: respeito à natureza, respeito à pele e respeito aos animais, oferecendo produtos com DNA italiano, veganos, não testados em animais, livre de parabenos e seguros para uso por gestantes. A empresa também possui o selo PETA, que atesta a ADA TINA como uma empresa 100% vegana. São dermocosméticos altamente eficazes que garantem resultados visíveis para a pele e bem-estar de quem os utiliza.

Fonte: TMA Comunicação

 

×