fbpx
20 de janeiro Dia do Farmacêutico
19 jan, 2024
20 de janeiro Dia do Farmacêutico
22 jan, 2024

Orgulho de ser farmacêutico

Por Dr. Juan Carlos Becerra Ligos

Farmacêutico, Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sincofarma-SP

Ser farmacêutico não tem como propósito apenas o benefício próprio e auferir lucros – é, antes de tudo, uma autorização, um privilégio que a sociedade nos dá para cuidar de pessoas. E melhorar a qualidade de vida delas.

O problema da saúde no Brasil, seja privada ou pública, para milhões de brasileiros: o paciente não tem acesso, muitas vezes, a tratamentos de qualidade e ao acompanhamento do seu estado de saúde, pelos profissionais de saúde, seja por falta de médicos, seja por falta de equipamentos para exames, seja por falta de leitos e até medicamentos. Soma-se a isso a falta de perfil de muitos desses profissionais para lidar com pessoas e fazer o acompanhamento do tratamento e pós-consumo dos medicamentos. Esse relacionamento exige um trabalho mais profundo, no qual, em primeiro lugar, tem de haver maior acesso aos profissionais de saúde e a tratamentos de qualidade- não simplesmente acesso aos medicamentos.

Nesses dois últimos anos, os farmacêuticos mostraram seu valor à sociedade, prestando serviços e mantendo a operação das farmácias e estabelecimentos de saúde – enfim, cuidando de pessoas.Outro ponto positivo foi a publicação de normas regulatórias que permitiram ampliar e melhorar o acesso da população aos farmacêuticos e aos medicamentos.Entre eles, a telemedicina e os canais digitais de relacionamento e atendimento avançaram muito, o que facilitou o acesso aos farmacêuticos,principalmente das pessoas idosas ou com alguma deficiência.

Raio-x da missão farmacêutica
As especialidades farmacêuticas são hoje agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia hospitalar e clínica, farmácia industrial, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia.

Atualmente, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades farmacêuticas.

No Brasil, temos hoje 234.301 farmacêuticos inscritos nos conselhos regionais de Farmácia; nas farmácias e drogarias comerciais, 89.879; indústrias farmacêuticas, 454; distribuidoras de medicamentos, 4.648; e importadoras de medicamentos, 74 (dados de 2020-CFF)

Os graduados em Farmácia podem, além de trabalhar em drogarias e farmácias de manipulação, atuar na indústria cosmética, na indústria de alimentos, nas indústrias farmacêuticas e em laboratórios de análises clínicas, entre outros.O varejo farmacêutico é predominantemente feminino: nas farmácias com manipulação, quase 80% dos profissionais são mulheres.

O curso de Farmácia também tem uma quantidade de alunas bastante superior ao de homens. Em ambos os sexos, a maioria dos farmacêuticos tem como primeiro emprego a drogaria sem manipulação.

Temos 100 mil farmácias em atividade e cada uma precisa de mais de um farmacêutico para operar no mercado legalmente. Portanto, é um setor que absorve a maior parte dos profissionais que se formam. Existe muita rotatividade no setor, principalmente por falta de sintonia entre a prática e a graduação, que acaba por “desencantar”, fazendo com que o farmacêutico não se identifique com o propósito dos estabelecimentos varejistas. Pelo ângulo da empresa, detectamos a queixa da falta de reciprocidade do farmacêutico.

O varejo não requer profissionais com muita experiência, até porque oferece programas de treinamento alinhados com o propósito e o posicionamento da farmácia no mercado – posicionando esse setor como a primeira opção de emprego para os farmacêuticos.

Autonomia

As grandes organizações precisam ter um maior controle das suas operações – assim, padronizariam muitas das atividades dos farmacêuticos, a fim de reduzir a probabilidade de problemas, diante das normas regulatórias e na relação com os clientes, o que limita a autonomia da atividade do farmacêutico.

Já as farmácias de “vizinhança”, independentes, atendem de maneira mais pessoal, o que requer mais autonomia dos farmacêuticos, para que possam atender e prestar serviços farmacêuticos mais personalizados – além de executar a maioria dos serviços administrativos de competência dos farmacêuticos.

Assistência farmacêutica

O serviço de atenção farmacêutica consiste na avaliação da eficácia do tratamento prescrito e a promoção do uso racional de medicamentos. O farmacêutico que atua no varejo precisa entender que a população hoje está mais informada, interconectada e instrumentalizada. A questão é como passar informações e orientações (não a responsabilidade), para que o cliente tome decisões corretas. Informação, ele tem disponível na internet; a dificuldade é reconhecer sua necessidade. Os farmacêuticos do varejo deixarão de ser os detentores do conhecimento e de informações, para se tornarem “educadores” e “zeladores” da saúde das pessoas, ajudando-os a cumprir seu tratamento e resolver os seus problemas, orientando os pacientes a tomar decisões corretas como parte da atenção farmacêutica.

Profissionais competitivos

As capacidades profissionais dos farmacêuticos ajudam, mas não serão suficientes para torná-los um profissional competitivo no atual mercado de trabalho. Seu comportamento, o modo como argumenta e age, a simpatia, o otimismo, o tom da voz, a inspiração e a alegria, tudo isso vai determinar o modo como as pessoas o veem – e é um fator decisivo para ter sucesso no mundo empresarial.

É certo que o trabalho de cada colaborador da farmácia influencia diretamente, ou indiretamente, no atendimento ao cliente. Essa consciência alterou a formação do farmacêutico, que passou a ser composta não apenas por conhecimentos e habilidades técnicas, mas também por habilidades humanas.

Entre as competências existentes, as de liderança e de gestão de pessoas são as mais requisitadas, além das competências técnicas.
Outro ponto é a tecnologia, que não é mais uma tendência, mas uma realidade. As tecnologias digitais estão em todos os lugares, são adaptáveis e estão sendo usados por uma quantidade cada vez maior de pessoas – e isso afeta profundamente a forma como os farmacêuticos podem se relacionar com os pacientes.

Aplicativos, comércio eletrônico e telemedicina ganham espaço na rotina dos consumidores, exigindo uma adaptação rápida e permanente das empresas e farmacêuticos.

O consumidor está mais híbrido e complexo e a internet está presente em momentos decisivos do consumo.

Os principais atributos requisitados hoje do farmacêutico no varejo

– Manter o controle sanitário do comércio de medicamentos e insumos farmacêuticos e correlatos, além de interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente

– Fazer a avaliação da prescrição médica

– Assegurar as condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos

– Manter a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial e antimicrobianos em dia e atendendo a legislação.

– Manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial de acordo com a legislação específica

– Prestar a assistência farmacêutica necessária ao consumidor, esclarecendo todas suas dúvidas

– Promover treinamento inicial e contínuo dos funcionários para a adequação da execução de suas atividades.

E ainda precisa desenvolver atributos, que vão além das principais funções na área técnica:

– Discernimento para entender e satisfazer as necessidades, desejos e expectativas dos clientes, com lucratividade para a farmácia.

– Tem que gostar de gente

– Oferecer cortesia e gerar empatia

– Habilidades de comunicação

– Autossuficiência técnica

– Bom relacionamento interpessoal, ter prazer em se relacionar.

– Autonomia para resolver problemas e tomar decisões

– Capacidade de gerenciar crises

– Atualizar-se e capacitar-se constantemente, ter vontade de aprender

– Usar tecnologia para melhor atender o cliente

– Automotivação

– Ser dinâmico

– Responsável

– Cumprir prazos e tarefas

– Ter atitude, não esperar ninguém mandar. Mas não simplesmente fazer… fazer bem feito!

– Espírito de liderança criativa

– Capacidade para trabalhar em equipe


Parabéns aos farmacêuticos, neste 20 de janeiro e nos demais dias do ano, quando cuidam de “pessoas”, não apenas de doentes.

×