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Você sabe onde estão as oportunidades escondidas em sua farmácia?

Por Luiz Muniz

Sempre que encontro alguns amigos donos de farmácia, acabamos falando sobre os movimentos do mercado, as dificuldades e as oportunidades. Curiosamente, nesse cenário atípico em que nos encontramos hoje, o tema “oportunidade”, muito em função das incertezas geradas neste ano de 2020 e provavelmente em parte de 2021, quase não é lembrado. Perguntas do tipo “como fazer para aumentar as vendas quando o auxílio do governo terminar?” ou “será que vou conseguir manter todas as contas em dia?” tornaram-se, mais do que nunca, as principais preocupações.

Mesmo estando corretíssimos nessas preocupações, a maior parte dos proprietários ainda não estão atentos às oportunidades escondidas dentro de suas farmácias. Elas estão lá, prontas para se transformarem em melhores resultados rápidos (de vendas, financeiros, melhora na equipe, etc), independentemente do rumo que o mercado vai tomar ou das incertezas econômicas que ainda virão pela frente.

Resultados esses que já são percebidos a partir de uma semana após as oportunidades serem detectadas. E aí pergunto: você, dono de farmácia, gerente de loja, sabe onde estão as oportunidades escondidas dentro de sua loja?

Ok, você pode me responder “mas se eu soubesse onde elas estão, não estariam mais escondidas”. Sim, mas me refiro a algo menos óbvio. Você sabe que sua loja tem oportunidade de vender mais e quanto. Sabe que ela tem oportunidade de melhorar o fluxo de caixa e quanto.

Mas quais motivos (escondidos dentro da própria farmácia) a fazem não vender mais? Quais os motivos que não são visíveis impedem a equipe de ser mais produtiva e motivada? Quais as causas que fazem a farmácia não conseguir fechar as contas por motivos internos? Nenhuma dessas respostas é fácil de encontrar se não for feito um Diagnóstico da Maturidade Gerencial da loja.

Esse diagnóstico, que pode ser realizado em poucas horas, inclusive de forma remota (on-line), vai coletar as informações sobre a operação e gestão da loja e comparar com matrizes de alto desempenho.

E será capaz de:
  1. Clarear quais e onde estão as principais oportunidades
  2. Traduzir em ganho financeiro o tamanho das oportunidades na forma de um painel de controle
  3. Formular uma lista de recomendações para que os ganhos apontados comecem já a partir de uma semana

Na maioria esmagadora dos casos, o dono ou o gerente da farmácia sabe como gerenciar bem sua loja – mas ele está mal abastecido de informação. Apesar de ainda termos grandes desafios para este restante do ano de 2020 e, é claro, para o ano de 2021, muitas coisas podem ser feitas – que, além de proteger o negócio contra os solavancos da economia, também farão as lojas renderem muito mais por m2.

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