Por: Silvia OSSO
Há alguns anos, assisti a uma palestra de Don Peppers, autor e palestrante americano, e fiquei encantada. Quero compartilhar com vocês o que aprendi com ele sobre o comportamento dos consumidores em paralelo com o das abelhas.
Ele dizia que abelhas são insetos sociais e se comunicam entre si o tempo inteiro, com o objetivo de informar a espécie sobre as descobertas feitas em suas “caçadas”. Dizia Peppers que, quando uma abelha sai para buscar alimentos e encontra uma flor com bastante néctar, ela retorna para a colmeia e faz a chamada “linguagem da dança” – que mostra às outras abelhas o caminho correto para voar e encontrar esse “tesouro”. A linguagem da dança das abelhas já foi comprovada cientificamente, por ser sofisticada o suficiente para conseguir comunicar a direção exata da flor a partir da colmeia, além de sua posição em relação ao Sol e a distância da colmeia, entre outras “pistas”. E essa dança das abelhas fornece instruções eficientes até em dias nublados – isso porque as abelhas, na verdade, enxergam luminosidade pela radiação ultravioleta, o que permite que saibam exatamente a posição do Sol, não importando quão nublado esteja.
Abelhas x consumidores
Vamos então fazer uma analogia com os consumidores, imaginando que são as abelhas. Isso significa que, se sua farmácia está “distribuindo néctar para o mercado de abelhas”, você quer que o “seu néctar” tenha a maior relevância possível, de maneira a gerar o maior número de visitas individuais de abelhas, maximizando as chances de seu pólen ser distribuído para outras flores. Ocasionalmente, uma abelha de outra colmeia (o novo consumidor) irá voar até seu espaço. Como você deve atrair esse potencial novo consumidor para que ele dê uma olhada em sua loja ou produto? Com certeza, você o faz através de uma farmácia atraente, bem iluminada. Agora, suponha que você consiga, de fato, que uma nova abelha voe até suas flores e experimente seu néctar. O que determinará se a abelha irá voltar para a colmeia e contar para as outras sobre o seu local ou produto? É simples: ela somente fará a linguagem da dança se considerar que o seu néctar é bom o suficiente e que merece uma viagem de volta e compartilhamento com os demais.
Uma boa imagem
Moral da história: para encorajar os consumidores a visitar sua farmácia e a comprar os produtos que vende, tudo o que você precisa é uma loja atraente e boa propaganda. A boa imagem da rede ou loja irá capturar a atenção de uma simples abelha, o suficiente para que ela faça uma visita. Mas se você quer que seu consumidor retorne e depois faça uma boa divulgação boca a boca do seu produto, então você deve proporcionar ao cliente um excelente atendimento e uma ótima experiência. Não é apenas a atratividade da flor que leva seu cliente a divulgar sua farmácia, mas é a qualidade do seu néctar que irá seduzir um grupo de novos consumidores a visitar sua loja. Seres humanos também são animais sociais e gostam de exercer essa capacidade. Com as mídias sociais, gostam ainda mais de estar na presença de outros, fisicamente ou não, de contar histórias e de entretenimento. Gostam de fornecer feedback e melhorar sua visão de mundo ao olhar o ponto de vista do outro. As tecnologias de interação nos transformaram em uma rede robusta de pessoas interconectadas a outras, mundialmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, criando, compartilhando, colaborando, publicando, criticando, ajudando, aprendendo, competindo e divertindo. Somos como as abelhas, mas com smartphones, utilizando nossa “linguagem da dança” no Twitter, FaceBook e outros.
O sabor do néctar
Esse crescimento acelerado na velocidade e no volume de interações humanas aumentou significativamente o valor da confiança. Este, sim, é um lubrificante essencial para qualquer interação. Confiança é o que faz as conexões com outros serem úteis e eficientes. Como nossos padrões aumentaram significantemente com a pandemia, agora exigimos credibilidade. Proponho uma reflexão: imagine como estão seus consumidores e se eles irão decidir “dançar” ou não para seus amigos após terem um contato com sua farmácia. Faz mais sentindo para você investir na aparência da flor ou no sabor do néctar?
Silvia OSSO é palestrante, consultora especializada em desenvolvimento de pessoas, varejo e mentoring de empresas. Autora dos livros: “Atender bem dá lucro”, “Administração de recursos humanos em farmácia”, “Programa prático de marketing em farmácias”, “Liderança para todos” e “Pílulas de Gestão”. Mais detalhes, acompanhe Silvia OSSO no Google e Linkedin. Contato: siosso@uol.com.br
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |