fbpx
Cimed inaugura nova fábrica aumentando capacidade produtiva de sólidos orais em 130%
27 set, 2022
Suplementos fitoterápicos da Plenapausa chegam em rede de drogaria
27 set, 2022

O melhor horário para tomar remédio para pressão: todos

Pesquisa que corrige um velho conceito foi apresentada no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC)

Resumidamente, o horário de ingestão de anti-hipertensivos não impacta na proteção contra ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte vascular. Essa foi a conclusão de um estudo que tinha como objetivo comprovar se ingerir o medicamento à noite, como se acreditava até aqui, ajudaria realmente na redução do risco de eventos cardiovasculares, como se acreditava até então. A pesquisa foi apresentada no maior congresso de cardiologia do mundo, promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), no final de agosto, na Espanha.

“Informações anteriores apontavam que ingerir o remédio à noite reduziria o risco de problemas cardiovasculares. O novo estudo, denominado TIME: The Treatment in Morning versus Evening study, revelou que o importante é que a pessoa não deixe de tomar a medicação conforme a prescrição médica – no horário que for mais conveniente para ela”, explica o Dr. Renato Delascio Lopes, fundador e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI) e integrante do Comitê Técnico da MDHealth, que acompanhou o estudo.

A hipertensão é uma das principais causas de morte no mundo e, no Brasil, acomete cerca de 30% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 60 anos, é uma doença que também pode se revelar a partir de 45 anos.

Para a realização da pesquisa, foram estudados 21.104 pacientes, dos quais 10.503 fizeram administração noturna do medicamento e 10.601 administração matinal. A idade média dos participantes foi de 65 anos, 58% eram homens e 98% eram brancos. A duração média do acompanhamento foi de 5,2 anos, mas alguns estavam no estudo há mais de nove anos.

Fonte: MD Health

×